Foi remarcado para os dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo), em Arambaré, o evento Caminhada da Lua Cheia e Balonismo.
São dois balões com voos confirmados, sendo que os primeiros deles devem ocorrer no sábado (25) a tarde, com saída às 16 horas, da beira da praia, em um ponto definido entre o Centro Cultural Inúbia e a quadra de esportes do praiano.
A bordo do primeiro passeio vai estar o prefeito Alaor Pastoriza, um dos incentivadores do evento e que pretende produzir filmagens da aventura para uma posterior divulgação das futuras promoções e campanhas turísticas no município.
As reservas para os voos de balão já estão encerradas e ao todo serão 20 pessoas que irão desfrutar desta atividade nesta oportunidade. No domingo (26) pela manhã, às 07 horas, saem os demais voos que podem durar entre 25 minutos a 1h20min em roteiros distintos, dependendo da direção dos ventos.
Pra quem gosta de voar também terá a opção de curtir a paisagem do alto a bordo de um paramotor, com voos no sábado e no domingo, mediante reserva antecipada pelo e-mail reservas.eco360@gmail.com ou pelo WhatsApp 51-9-95959626.
No primeiro dia do evento também está prevista a Caminhada da Lua Cheia que deverá reunir cerca de 20 caminhantes e peregrinos de diversas cidades do estado, incluindo Novo Hamburgo, Gramado, Porto Alegre, Rio Grande, São José do Norte e Pelotas.
O percurso é de 15 km em um terreno plano e com nível médio de dificuldade, que deverá ser percorrido em média de 4 a 5 horas. Pelo caminho os participantes poderão contemplar figueiras centenárias, butiazais e a bela praia da Laguna dos Patos, e ao final ainda vislumbrar o o surgimento da lua cheia.
O diretor da agência Eco 360°- Ecoturismo e Aventura, Leandro dos Santos, destaca que os voos somente ocorrerão com condições de clima favoráveis. Ele acrescenta que todo o evento contará com o apoio da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros Civis Voluntários de Arambaré, que disponibilizarão uma equipe e estrutura completa com veículos de tração 4×4, lancha, jet ski e uma gama de equipamentos de resgate.
“Apoio não vai faltar. Sempre priorizando a segurança dos participantes e da equipe de trabalho. Se o tempo tiver com chuva ou vento forte os balões nem vem pra cidade, portanto não ocorrem os voos que serão transferidos pra outra data. Nesse caso manteremos somente a caminhada, pois não lutamos contra a natureza”, destacou o diretor.
Existe uma grande expectativa dos organizadores quanto ao sucesso das atividades desta esta que é uma nova proposta turística para a cidade e que deverá ser uma prévia para o Festival de Balonismo planejado para ser promovido em um futuro próximo e que poderá integrar o calendário turístico local.
Incluindo a programação será promovida uma exposição artesanal durante os dois dias no Centro Cultural Inúbia.
O evento tem o apoio da prefeitura de Arambaré, Acar, Comtur e Confraria do Bem Viver de Arambaré. A organização é da agência Eco 360° – Ecoturismo e Aventura.