Dois homens foram presos e um carro comprado por meio de transferência bancária falsa foi apreendido na tarde desta sexta-feira (23) em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O veículo, uma caminhonete Ford Ranger, foi recuperado três horas após a ocorrência.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os policiais foram informados sobre o estelionato ocorrido contra o proprietário do automóvel, um idoso de 74 anos, por volta das 14h, em Venâncio Aires.
Os agentes avistaram o veículo entrando na BR-116 pela RS-240 e deram ordem de parada ao motorista. Estavam na Ford Ranger o condutor, de 26 anos, e um passageiro, de 21 anos.
O homem que dirigia a caminhonete disse apenas que foi buscar o veículo em outra cidade. Ele possui passagens por posse irregular de arma de fogo e roubo a pedestre.
Já o passageiro possui passagens por homicídio doloso, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e estelionato. Ele falou que o negócio foi fechado com seu genro, que teria transferido R$ 55 mil para a conta da vítima. No entanto, o idoso constatou que a transferência não foi confirmada.
A dupla foi presa e conduzida à polícia judiciária. O automóvel foi recuperado e será devolvido ao dono.
A PRF orienta que pessoas que forem negociar veículos façam os trâmites junto ao Detran ou diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A instituição também aconselha que a confirmação do dinheiro/cheque depositado seja conferida com atenção antes da transferência e da entrega do bem.