Com apoio e parceria do TEAcolhe, a Secretaria Municipal da Educação e Desporto, ocorreu nesta terça-feira (11), no auditório do SESC/Camaquã, o encontro de capacitação de cuidadores e monitores das escolas da Rede Municipal de Ensino, sobre autismo.
O encontro contou também com a participação do vice-prefeito Abner Dillmann, da Secretária da Educação e Desporto, Ana Carmelita Martins, da Coordenadora Técnica do TEAcolhe Michele Suriz e sua equipe, dos Assessores Pedagógicos da SMED entre eles a Coordenadora Geral Ariadne Suris e a Assessora da Educação Especial da SMED, Sibele Borges, além de supervisores e diretores escolares.
Na oportunidade a Secretária Ana Carmelita, ressaltou a importância do encontro, o qual tem por objetivo promover oportunidades de aperfeiçoamento através de conhecimentos específicos sobre manejo, estratégias e possibilidades de intervenção e acompanhamento dos alunos na condição de apoio aos docentes. “O nosso maior desafio é transformar a educação especial em uma especial educação e para isto o conhecimento aliado à prática do dia a dia escolar é fundamental,” disse a secretária na abertura do encontro. O vice-prefeito Abner Dillmann em sua fala ressaltou a importância de momentos de formações para estes colaboradores da rede, no sentido de a mesma estar cada vez mais preparada para realizar um trabalho que assegure o desenvolvimento de todos os alunos.
Após a abertura oficial, o pediatra Dr. Thomas Pattes palestrou sobre Autismo, logo a seguir a Psicopedagoga/Pedagoga, Sabrina Hoffmann, realizou uma dinâmica com os participantes do encontro, onde focou sua palestra com o tema “Atividades e estratégias pedagógicas”.
Já na parte da tarde o psicólogo Fábio Stramar, foi o palestrante com o tema “Discussão de caso, estratégias, manejo e possibilidades de intervenção”.
À tarde o encontro contou com a presença de Gisa Brose, presidente da APEC, entidade que também será parceira nos próximos encontros de capacitação.
Ascom: Secretaria Municipal da Educação e Desporto de Camaquã