O Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS) – Renascer da Lagoa deu início ao projeto “SeMentes” que está sendo desenvolvido com os pacientes da unidade.
O objetivo do projeto é desenvolver atividades manuais relacionadas ao cultivo de plantas frutíferas, folhagens e legumes. Também tem como finalidade avaliar o efeito do uso de atividades de produção de hortaliças com técnica de auxiliar no tratamento de pacientes com sofrimento mental, favorecer a convivência, a sociabilidade e elaboração de processos internos, sempre com objetivo terapêutico.
O grupo de pacientes que integra o projeto é coordenado pelo psicólogo Rogério Dias da Costa e conta com orientações técnicas da voluntária Camila Gorziza.
O desenvolvimento do projeto no Caps ocorreu após a Secretaria Municipal de Saúde adquirir as ferramentas utilizadas no manuseio da horta para a produção de alimentos.
A comunidade tapense pode ajudar o projeto doando mudas de árvores frutíferas, folhagens, além de mudas de legumes. As atividades do grupo “SeMentes” acontecem nas segundas-feiras, às 10 horas, contudo diariamente os usuários e voluntários realizam a manutenção da horta.
As doações podem ser entregues no Caps, localizado na Rua João Ataliba Wolf, nº 848, ao lado da ESF Centro.
ASCOM: Prefeitura Municipal de Tapes