Após bater recorde de vendas em 2021, o mercado de veículos eletrificados no Brasil começou 2022 com o mesmo ritmo forte do ano passado. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em janeiro foram registrados 2.558 emplacamentos de carros elétricos e híbridos- o melhor início de ano de toda a série histórica da entidade, iniciada em 2010.
Esse número representa um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos de janeiro de 2021 e de 63% em relação a janeiro de 2020 (1.568 emplacamentos).
De acordo com a ABVE, a frota de automóveis e comerciais leves eletrificados em circulação no Brasil, desde 2012, é de 79.817 unidades. A entidade projeta que esse número deve passar de 100 mil unidades no início do segundo semestre deste ano.
Já a participação dos veículos eletrificados nas vendas totais foi de 2,2% em janeiro (2.558 do total de 116.801 unidades), segundo a Fenabrave (associação de concessionários).
A ABVE destaca que dezembro de 2021 foi o melhor mês da série histórica, com 4.545 veículos eletrificados no país, que fechou um ano de crescimento recorde de 77% em comparação com 2020.
Vale lembrar que os números de carros informados pela ABVE referem-se à soma de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos. O levantamento não inclui caminhões, ônibus e veículos “levíssimos elétricos”.
O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destacou o ótimo momento da eletromobilidade no Brasil, mas lembrou que o segmento tem potencial para avançar ainda mais no país. “O crescimento dos eletrificados no Brasil é muito positivo, pois começa a colocar o país no mapa global das novas tecnologias”.
“Precisamos ampliar a descarbonização da mobilidade com a ampliação do etanol, dos híbridos flex e também dos elétricos a bateria, que são hoje a maior tendência mundial”, completou Maluf.
Participação dos carros elétricos e híbridos
Por tipo de motorização elétrica, as vendas de janeiro foram assim distribuídas:
542 HEV (híbridos): 60% do total
649 PHEV (híbridos plug-in): 25,5%
367 BEV (elétricos): 14,5%
TOTAL: 2.558
Toyota lidera entre os eletrificados
O mercado de eletrificados segue liderado pelos híbridos flex Toyota Corolla Cross (908 unidades) e Corolla Altis (402 unidades), ambos fabricados no Brasil. Foram 1.310 carros da Toyota vendidos em janeiro, ou 51% do total do segmento (2.558 unidades).
Em seguida, Volvo XC60 (198 unidades) e o Volvo XC40 (117 unidades), ambos híbridos plug-in.
Elétricos
O início do ano também confirmou a tendência de crescimento dos modelos elétricos. Com 367 unidades em janeiro, os veículos movidos somente a eletricidade chegaram a 14% dos 2.558 eletrificados do mês.
A participação de elétricos no total de eletrificados segue em alta:
Elétricos em 2020: 801 unidades, 4% do total (19.745)
Elétricos em 2021: 2.851 unidades, 8% dos eletrificados do ano (34.990)
Elétricos em janeiro de 2022: 367 unidades, 14,5% do total do mês (2.558)
Já são mais de 5 mil veículos 100% elétricos em circulação no Brasil.
Confira a evolução do mercado de veículos elétricos (em total de unidades):
2010: 10
2011: 8
2012: 22
2013: 39
2014: 61
2015: 61
2016: 132
2017: 137
2018: 176
2019: 538
2020: 801
2021: 2.851
Janeiro 2022: 367
TOTAL: 5.203
Em janeiro de 2022, o destaque entre os elétricos é o Volvo XC40 Recharge, com 107 unidades, que supera o antigo líder, o Nissan Leaf Tekla (41 unidades).
Potencial dos carros elétricos e híbridos
Para Adalberto Maluf, presidente da ABVE, apesar do aumento dos elétricos puros, o Brasil ainda está distante do potencial desse mercado e do crescimento do mundo. “O que esses números mostram é que os brasileiros se entusiasmam cada vez mais com a eletromobilidade e as novas tecnologias, mesmo sem ter os incentivos que existem em outros países.”
“Se o governo der mais atenção a esse tema, o Brasil poderá se tornar uma grande potência global em transporte limpo e sustentável, abrindo caminho para a renovação da indústria nacional e a criação de empregos de qualidade, unindo os biocombustíveis aos veículos elétricos”, concluiu Maluf.
A ABVE destaca que defende uma Política Nacional de Eletromobilidade e um conjunto de medidas tributárias e não tributárias, em todos os níveis de governo, para incentivar o transporte sustentável de passageiros e carga.
Fonte: Webmotors