As cartas escritas pelas crianças ao “bom velhinho” nesta época do ano costumam começar com “Querido Papai Noel”. E, desta vez, até elas estão sofrendo com os impactos das mudanças climáticas.
A Campanha, nacional, “Papai Noel dos Correios” de adoção de cartas existe há mais de 30 anos e já conta com mais de 6 milhões de crianças presenteadas. Essa iniciativa começou com as dúvidas dos carteiros a respeito do destino das cartinhas endereçadas ao Polo Norte.
Os pedidos são adotados por “padrinhos” voluntários que se interessam em realizar os desejos das crianças, e podem ser pessoas físicas, grupos de amigos ou empresas, que entregam os presentes solicitados em uma das agências participantes da Campanha.
É normal que o conteúdo das cartas seja influenciado pela situação econômica do país. Mas, neste ano, a Campanha surpreendeu pelos itens pedidos pelas crianças. Além dos brinquedos tradicionais, ventiladores e piscinas de plástico entraram no topo da lista. Houve um crescimento de 272%, em relação ao ano passado, nos pedidos de piscinas infláveis, e 156% nas solicitações por ventiladores.
Marcela Fluck, coordenadora da Campanha, avalia que com o calor desesperador e o sol quente, as crianças não conseguem brincar na rua, encontrando nessa alternativa uma maneira de se refrescarem. Os efeitos das mudanças climáticas já estão interferindo nos sonhos infantis.
Por: Redação Clima Tempo