Durante ato cívico realizado na manhã da última sexta-feira (2), no ginásio esportivo da escola municipal Fortaleza, o pequeno município de Cerro Grande do Sul, situado na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul, prestou homenagem a Manoel Homero Boeira Garcia, de 84 anos, e Joventina dos Santos Garcia, de 80 anos.
Tradicionalmente, durante a Semana da Pátria, a cidade homenageia uma ou mais pessoas influentes na comunidade. Neste ano, buscando valorizar a família, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) decidiu prestar homenagem ao casal composto por tio Homero e tia Didi, como são carinhosamente conhecidos pela população. A decisão seguiu o tema a ser trabalhado pelo município neste ano, sendo este “O Amor Pela Pátria é Construído Todos os Dias e Começa na Família”.
De acordo com a cerimonialista, professora e coordenadora municipal da Casa de Cultura, Maria do Carmo Trescastro, “Joventina e o Homero foram escolhidos em função de que a família deles sempre valorizou o bem, a paz, a harmonia, a honestidade”.
Em seu discurso, Maria do Carmo falou sobre a importância da família na construção do caráter de cada indivíduo. “Família é uma coisa importante, família é tudo. Sem Deus não há vida, e sem família não há base. A família não nasce pronta, ela se constrói aos poucos e é o melhor laboratório do amor”, disse a professora.
Ela também afirmou que é na família que “se aprende a amar, a ter fé, solidariedade, companheirismo, bem como os demais sentimentos. Família é onde a vida começa e o amor nunca termina, pois família é um projeto de Deus para refletir o amor dEle e o cuidado dEle para conosco.”
Durante o evento, a filha do casal homenageado, Giselda Garcia, discursou a respeito do título de honraria oferecido aos seus pais. “Nesta grata ocasião, revemos a vida de vocês [pais] como um filme, relembrando de todos os momentos vividos. É uma enorme alegria, grande contentamento, um marco em nossa existência, pois poucos recebem em vida uma homenagem como essa […] É com vasta emoção que dividimos esse momento com todos aqui presentes”, expressou Giselda.
Ao Portal ClicR, tia Didi e tio Homero disseram estar muito felizes com a homenagem recebida. Já Maria do Carmo disse que “foi uma imensa alegria poder apresentar eles como representantes das famílias sul-cerrograndenses”.
Estiveram presentes na homenagem o gabinete do Prefeito Municipal, Gilmar João Alba, os membros da Smec, o vereador Breno Garcia, os representantes do banco Sicredi e os alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Infantil Pingo de Gente e Escola Municipal de Ensino Fundamental Fortaleza. Na ocasião, também houve apresentação da banda municipal de Tapes.
Casal homenageado
Homero nasceu em 1938, no Sítio das Figueiras. Já Joventina nasceu em 1943, na localidade de Cachoeira do Ipê. Eles se casaram em 1957, há 65 anos, e desde então residem em Garambéu, no interior de Cerro Grande do Sul.
Eles formaram uma família composta por cinco filhos, três genros, duas noras, oito netos e quatro bisnetos. Ainda, o casal possui dezenas de “sobrinhos” de consideração.
Sempre ativos na comunidade, o casal atuou no movimento emancipatório de Cerro Grande do Sul, trabalhando sempre em prol do progresso do município.