17.2 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

Catamarã é nova opção turística em Arambaré

Para os moradores e visitantes de Arambaré que estão sempre em busca de uma nova programação cultural e de entretenimento, uma boa opção começa a tomar forma com a chegada do catamarã Beatnik. A embarcação atracou na cidade no domingo (05) com a finalidade de se tornar mais um atrativo turístico.

O músico, arranjador, compositor e produtor cultural, Lennon Godinho Cezar, que é o proprietário do catamarã explica que em setembro de 2021 iniciou um projeto em Porto Alegre com a finalidade de promover passeios turísticos no Lago Guaíba, além de transformar a embarcação em estúdio musical flutuante e palco para shows e eventos culturais.

O artista revelou que a ideia de se estabelecer em Arambaré surgiu em março deste ano quando conheceu Marcos Peixoto, que atua no Corpo de Bombeiros Civis Voluntários (CBCV) do município. Em uma conversa informal o bombeiro sugeriu que o projeto casaria perfeitamente com Arambaré, além de que iria alavancar o crescimento do turismo náutico pela cidade e arredores. Aliado a isso o catamarã poderia atuar no trabalho de apoio às operações de salvamento do CBCV.

“Fomos juntos até a prefeitura municipal de Arambaré onde expomos o projeto e a administração municipal se prontificou a nos apoiar. A partir daí dei seguimento aos reparos e melhorias necessários na embarcação para fazer a travessia Porto Alegre/Arambaré. Chegamos no domingo (05) e já estamos trabalhando para pôr as ideias em prática”, detalha.

Com 9,4 m de comprimento (31 pés), capacidade para 15 passageiros, o Beatnik possui duas canoas com 1,80 m de pé direito. Numa delas tem uma cozinha, uma cama de casal e uma de solteiro. Na outra a mesma quantidade de camas e banheiro. No espaço externo tem a mesa para seis pessoas. Com propulsão a motor e vela a embarcação oferece ainda TV, Wi-Fi, churrasqueira, três placas solares (energia fotovoltaica) e dois bancos de baterias.

Cezar explica que o projeto ainda está sendo formatado e deve incluir pesca embarcada, integração com pesquisa universitária, ecoturismo, eventos culturais e educacionais, além da utilização da embarcação para divulgações publicitárias.

“Todos em Arambaré que tenham interesse em utilizar nossa estrutura podem nos procurar. Sejam pequenos comerciantes, grandes empresários ou população em geral. O público é sempre bem-vindo a visitar o barco que também é minha casa. Além disso estamos abertos a novas ideias e propostas”, pontua Cezar.

Peixoto falou da parceria estimando que o barco deve ser um grande aporte nas opções turísticas locais e que deve fazer sucesso entre moradores e visitantes. O bombeiro que também é instrutor de mergulhos turísticos e técnicos na empresa Extremosul Sistemas de Mergulho, já está operando com o catamarã. Nesta quarta-feira (08) uma equipe já fez operação na lagoa, a bordo da embarcação.

“Há tempos já vínhamos buscando implementar essa atividade de mergulho aqui em Arambaré. Quando conheci Lenon e percebi o potencial do seu barco logo propus a parceria que foi firmada e tem tudo pra dar certo”, projeta Peixoto.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS