Na fria manhã desta terça-feira (21), o piquete Chama Crioula saiu de Camaquã para ir até Iraí, no Norte do estado, buscar a centelha farroupilha. O grupo de dez tradicionalistas, acompanhado pelo grupo de apoio, irá viajar mais de 600 km até a cidade aonde ocorreu este ano a cerimônia de acendimento da chama, no dia 10 de agosto.
Serão 24 dias no lombo de um cavalo a fim de cumprir a jornada que se encerra no dia 13 de setembro, quando a comitiva chegará ao CTG Camaquã no fim da tarde para dar início aos festejos da Semana Farroupilha. Neste período, serão atravessados 17 municípios, em uma média de 30 quilômetros por dia.
Nesse período de viagem, serão enfrentados dias de sol, chuva e muito frio. Por isso, é necessário um bom preparo do grupo que contará com o apoio de um caminhão no qual será levada toda a alimentação para os cavaleiros e para os cavalos, além de toda a bagagem. Também acompanham o percurso duas camionetes, uma que leva a cozinha e outra que presta o auxílio geral. A equipe de apoio conta ainda com um cozinheiro e um ferreiro que também atuam como motoristas dos veículos.
São esperados cerca de 2000 cavalarianos das 30 regiões tradicionalistas do estado para a distribuição da chama.
Confira os tradicionalistas que participam:
Miguel Angelo da S. Quadros
Rafael Crespo Zitzke
Flavio Menezes
Daniel Netto Soares
João Gilsonei Martins
Nordi Pinheiro Garcia
Joel Casagrande Dias
Arci Dias de Medeiros
Vulb da Silva Rocha
Telbio Elenar Sampaio
Apoio
Leonel Lima
Osvaldo Martins Ferreira
Itamar Souza
Municípios pelos quais o Piquete irá passar:
Iraí
Frederico Westphalen
Seberi
Boa Vista do Muricá
Palmeira das Missões
Condor
Panambi
Cruz Alta
Salto do Jacuí
Estrela Velha
Arroio do Tigre
Passa Sete
Candelária
Vera Cruz
Rio Pardo
Dom Feliciano
Chuvisca
Camaquã
Fonte: Clic Camaquã