Cerca de 500 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020. O Ministério do Trabalho e Previdência informou que o total é de 481,7 mil, sendo 325.842 servidores públicos (com direito ao Pasep) e 155.858 trabalhadores da iniciativa privada (com direito ao PIS).
Os pagamentos deste ano começaram em fevereiro e foram encerrados no mês seguinte, em março. No entanto, de todo modo o saque poderá ser realizado até 29 de dezembro. Os trabalhadores podem receber um benefício máximo de R$ 1.212, a depender da quantidade de meses trabalhados no de apuração.
Aqueles que ainda não sacaram os valores podem realizar uma consulta pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS. Na prática, basta acessar a aba “Benefícios”, e depois “Abono Salarial”. O atendimento telefônico (Alô Trabalho), no número 158, também está disponível.
Quem tem direito ao abono PIS/Pasep ano-base 2020?
Para ter acesso ao benefício, é necessário que o trabalhador se enquadre nos seguintes requisitos:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Além disso, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2020;
- Bem como, ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2020;
- Os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Contudo, é importante ressaltar que o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e destinado aos trabalhadores que atuam em empresas privadas. Já o Pasep é repassado pelo Banco do Brasil e voltado aos servidores públicos.