18.8 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Cerca de 51 imigrantes são encontrados mortos em caminhão no Texas

Autoridades do Texas, Estados Unidos, confirmaram na terça-feira (28) que ao menos 51 imigrantes morreram após ficarem presos dentro de um caminhão abafado encontrado abandonado no país. Dois mexicanos ligados à tragédia foram acusados ​​em tribunal federal dos EUA.

Os migrantes falecidos, 39 homens e 12 mulheres, a maioria cidadãos do México, foram encontrados na segunda-feira (27) em uma área industrial nos arredores de San Antonio, Texas. O local fica cerca de 250 quilômetros ao norte da fronteira EUA-México.

Segundo Craig Larrabee, agente especial interino encarregado do braço investigativo do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), o incidente marcou a maior perda de vidas já registrada em uma tentativa de tráfico de seres humanos nos Estados Unidos.

As autoridades locais descreveram ter encontrado a porta traseira do trailer aberta com “pilhas de corpos” dentro, enquanto outros estavam espalhados nas proximidades. Algumas das vítimas estavam quentes ao toque, disseram eles.

Dois suspeitos, identificados como Juan Francisco D’Luna-Bilbao e Juan Claudio D’Luna-Mendez, ambos cidadãos mexicanos, foram acusados ​​de posse de armas de fogo enquanto residiam ilegalmente nos Estados Unidos, segundo documentos judiciais e autoridades norte-americanas. Os investigadores rastrearam o registro do veículo do caminhão até um endereço de San Antonio e, após vigilância, prenderam os dois homens separadamente quando cada um foi visto saindo da residência.

Um terceiro suspeito, descrito como um cidadão norte-americano que dirigia o caminhão, também foi detido e deve ser indiciado, mas permaneceu hospitalizado na noite de terça-feira, segundo uma autoridade mexicana.

O caminhão foi deixado estacionado ao lado de alguns trilhos de trem quando as temperaturas chegaram a 39,4 graus Celsius. As autoridades locais disseram que não havia sinais de água ou meios visíveis de ar condicionado dentro do caminhão.

“É indescritível”, disse o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg, à MSNBC, observando que sua comunidade depende de migrantes em meio à escassez de mão de obra. “É uma tragédia sem explicação.”

O presidente dos EUA, Joe Biden, em comunicado na terça-feira, chamou o incidente de horrível e comovente. “Explorar indivíduos vulneráveis ​para obter lucro é vergonhoso”, disse Biden, prometendo reprimir empresas de contrabando multibilionárias que ajudaram a alimentar um número recorde de travessias de migrantes na fronteira EUA-México desde que assumiu o cargo em janeiro de 2021.

Investigações em andamento
Pelo menos 27 mexicanos, três guatemaltecos e quatro hondurenhos estariam entre os mortos, segundo autoridades dos três países. Não houve informações imediatas sobre a nacionalidade das outras vítimas.

Mais de uma dúzia de sobreviventes foram transportados para hospitais da região para tratamento de insolação e exaustão, incluindo quatro menores.

Parecia que os migrantes haviam cruzado recentemente a fronteira e foram apanhados pelo caminhão para serem levados para onde iriam trabalhar, de acordo com um funcionário mexicano, um funcionário da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA e outro funcionário dos EUA, todos os quais solicitaram anonimato para discutir o assunto.

As autoridades foram alertadas sobre o caminhão por meio de uma ligação de emergência para o 911 de um transeunte que pediu ajuda por um imigrante que escapou do caminhão, disseram as autoridades.

As vítimas foram encontradas polvilhadas com uma substância pungente, disseram autoridades, uma prática que alguns contrabandistas usam para mascarar o cheiro de carga humana e evitar a detecção canina.

O chefe de polícia de San Antonio, William McManus, disse na segunda-feira que uma pessoa que trabalha em um prédio próximo ouviu um grito de socorro, saiu para investigar, encontrou as portas do trailer parcialmente abertas e viu vários corpos dentro.

Os imigrantes sobreviventes provavelmente serão liberados nos Estados Unidos para buscar asilo ou outras formas de ajuda humanitária, disseram à Reuters o funcionário do CBP e dois outros policiais. Alguns sobreviventes de contrabando de seres humanos no passado foram levados sob custódia dos EUA para depor como testemunhas.

A rodovia I-35 perto de onde o caminhão foi encontrado atravessa San Antonio a partir da fronteira mexicana e é um corredor de contrabando popular devido ao grande volume de tráfego de caminhões, de acordo com Jack Staton, ex-funcionário sênior de uma unidade de investigação do ICE que se aposentou em dezembro.

*Com informações de Reuters

RELACIONADAS