Após algumas reuniões internas e em nível regional a administração municipal de Cerro Grande do Sul finalmente concluiu os decretos, na tarde desta quarta-feira, 18 de março, que oficializam as medidas de controle da pandemia do novo coronavírus.
Os documentos mantêm a suspensão das aulas na rede municipal de ensino por 15 dias a contar desta quinta-feira (19/03) e acrescenta a suspensão pelo mesmo período de todas as atividades de grupos de crianças, adolescentes e terceira idade, projetos sociais e educacionais ou eventos promovidos pelo ente municipal em que haja aglomeração de pessoas.
O documento também orienta que sejam adiados, suspensos ou cancelados os eventos promovidos por entidades privadas ou pessoas físicas que resulte em aglomeração popular. No mesmo sentido pede para que os estabelecimentos comerciais do ramo de alimentação, bares, restaurantes e afins, reduzam suas capacidades de público, incluindo a retirada de mesas e assentos como forma de aumentar a distância entre os clientes. E chama a atenção para a importância da higienização e disponibilidade de álcool gel aos frequentadores de todo e qualquer estabelecimento aberto ao público.
Comitê de contingência
Foi criado no município o Comitê Municipal de Atenção e Contingência ao Coronavírus que será coordenado pela Vigilância Epidemiológica com a participação de gestores, profissionais da saúde e apoio da Brigada Militar. O grupo terá o papel de monitorar a situação com reuniões diárias e emissão de boletins informativos, além da definição de medidas e estratégias de combate ao novo vírus.
Mudanças no sistema de saúde
O funcionamento nas unidades de saúde municipal sofrerão mudanças de modo que nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) serão atendidas apenas consultas agendadas e com restrição de público no interior da unidade.
Em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas será montado um centro de triagem móvel pra evitar o acúmulo de pacientes no interior do posto de atendimento. A Rua Jorge Alfredo Hening, na quadra em frente a UBS, terá o trânsito restrito a meia pista de modo que o público possa permanecer no local sem a necessidade de aglomeração.
As consultas eletivas que não são de urgência, incluindo nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, assistente social e psicóloga também estarão suspensas neste momento. Também os serviços odontológicos só serão prestados em casos de emergência e os ginecológicos, as emergências e os já agendados.
Confira o decreto na íntegra: