Recentemente, moradores de Cerro Grande do Sul têm enfrentado dificuldades com a coleta de lixo na cidade, resultando em lixeiras cheias e acúmulo de resíduos pelas ruas. O problema gerou reclamações e boatos sobre a suspensão do serviço.
A empresa Goldani Transporte Ambiental, responsável pela coleta de lixo no município, emitiu uma nota oficial explicando os motivos da interrupção do serviço. De acordo com a empresa, o contrato com a prefeitura expirou no dia 21 de novembro de 2024 e, apesar das tentativas de renovação e promessas feitas, o novo contrato ainda não foi assinado pelo prefeito, impossibilitando a continuidade da coleta. Além disso, a Goldani destacou que sempre prestou o serviço de forma contínua, mesmo com atrasos frequentes nos pagamentos por parte da prefeitura.
Confira a nota da empresa:
GOLDANI TRANSPORTE AMBIENTAL encaminha nota à Imprensa esclarecendo os motivos pelos os quais não está realizando o serviço de coleta de lixo em Cerro Grande do Sul
Prezados cidadãos de Cerro Grande do Sul,
Na condição de representantes da GOLDANI TRANSPORTE AMBIENTAL, comunicamos que, desde o dia 21 de novembro de 2024, não podemos mais realizar o serviço de coleta de lixo, por haver se expirado o período do contrato firmado junto ao Município, nos gerando um impedimento legal de continuidade.
Ressaltamos que a GOLDANI TRANSPORTE AMBIENTAL, ainda no mês de outubro de 2024, deu encaminhamento administrativo, mediante envio de toda documentação necessária, visando à renovação do contrato de coleta de lixo e à continuidade da prestação de serviço tão importante à comunidade de Cerro Grande do Sul, mas, apesar das tratativas e promessas de renovação, que geraram inclusive a elaboração de um contrato de renovação assinado por todas as demais partes envolvidas, o Sr. Prefeito se recusa a firmá-lo, até a presente data, impedindo a continuidade na prestação do serviço, frustrando principalmente os cidadãos de Cerro Grande do Sul, que dependem do Poder Público para regularização de tão essencial atividade. Em prol da transparência administrativa, apresentamos o respectivo documento, para conferência por qualquer cidadão que se interessar.
Reforçamos, ainda, que sempre prezamos pelo pronto atendimento aos interesses da comunidade e, durante o período do contrato, jamais deixamos de prestar os serviços de coleta de lixo, inobstante o rotineiro atraso nos respectivos pagamentos pelos serviços por parte da Prefeitura de Cerro Grande do Sul. Neste sentido, destacamos que o município, de acordo com a cláusula 10ª do Edital da contratação, tinha a obrigação de realizar os pagamentos à GOLDANI até o décimo dia útil do mês subsequente ao mês da prestação do serviço, o que infelizmente não foi observado pelo Sr. Prefeito no curso do contrato, representando violação também à Instrução Normativa IN – Seges 77/2022, do Ministério da Economia.
Dessa forma, a GOLDANI TRANSPORTE AMBIENTAL reitera seu compromisso com a comunidade, salientando, contudo, que a efetiva prestação dos serviços de coleta de lixo, atualmente, depende apenas da Prefeitura de Cerro Grande do Sul.
Por fim em contato com a Rádio Cidade, um representante da empresa afirmou que a Prefeitura efetuou o pagamento na data de hoje (25) com 60 dias de atraso e publicou nas redes sociais um contrato de prestação de serviço com a referida empresa, en tretanto o documento não contem a assinatura do representante do Poder Público (Contratante), tornando-se um documento sem valor legal.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos e comprovações!
Atenciosamente,
GOLDANI TRANSPORTE AMBIENTAL
Em resposta, a Prefeitura Municipal de Cerro Grande do Sul informou que, na manhã do dia 27 de novembro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o setor de Obras, iniciou um recolhimento emergencial para minimizar os impactos até a contratação de uma nova empresa. Os resíduos coletados serão enviados à CRVR conforme o contrato atual.
Acompanhe a nota oficial da Prefeitura Municipal de Cerro Grande do Sul