Estudos apontam que cada vez mais os brasileiros vêm aderindo ao ensino à distância. Dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelam que esta modalidade já soma 20% do total de matrículas no país.

Contribuindo com estes números a UNIASSELVI, instituição referência no Brasil na oferta de cursos de graduação e pós na modalidade EAD semipresencial, inaugurou um novo Polo na cidade de Cerro Grande do Sul, junto à escola municipal Fortaleza, através de um convênio firmado entre a instituição e o município.

O novo Polo oferece mais de 100 cursos de  Graduação e mais de 150 de pós EAD semipresencial, modelo que conta com encontros semanais, apoio de um tutor em sala e material didático grátis.

Para a secretária municipal adjunta de Educação e Cultura (Smec), Andréa Zenker, a chegada da universidade no município é motivo de muita comemoração e premia uma jornada de luta.

“Trata-se de uma busca incansável da equipe da Smec que há três anos vinha trabalhando para isso acontecer, por meio de colheita de assinaturas das pessoas interessadas, estudos técnicos e a solicitação propriamente dita. Finalmente obtivemos êxito e a nossa comunidade ganha muito com isso, pois a Uniasselvi é uma universidade respeitada, séria, assim como a Servi de Camaquã que dirige os Polos e trata com muita responsabilidade a questão do ensino. Isso tudo nos faz confiar e acreditar no excelente trabalho que será promovido. Estamos muito felizes”, destacou Andréa.

Além dos estudantes de Cerro Grande do Sul, moradores de municípios vizinhos como Barão do Triunfo, Sertão Santana, Sentinela do Sul e até mesmo do interior de Camaquã, também serão beneficiados, uma vez que não precisarão mais viajar tanto para poder estudar em um curso superior.

Inscrições e matrículas

Os interessados podem se inscrever, se matricular e/ou buscar informações sobre os cursos, metodologia de ensino, mensalidades e outros, diretamente no Polo, na escola Fortaleza, na Rua Dr Jorge Alfredo Hennig, n° 855 ou pelo site https://portal.uniasselvi.com.br.

Estudos na pandemia

A Uniasselvi adaptou seu modelo acadêmico para o período em que foram impostos limites para a aglomeração de pessoas em função da pandemia do novo coronavírus e enquanto persistirem os protocolos de segurança os alunos têm os encontros presenciais substituídos por um processo totalmente virtual, inclusive nas avaliações das disciplinas.

Para tanto a universidade implementou um modelo acadêmico inovador, que utiliza o formato mais próximo de ensino a distância disponível no mercado, com um tutor exclusivo para cada turma e amplo suporte tecnológico, que faz uso de simuladores, laboratórios virtuais e professores de plantão.