26.3 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 25, 2024

Cerro Grande do Sul recebe o 30º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais

Aconteceu, nesta terça-feira (08), na cidade de Cerro Grande do Sul, o 30º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais. Conforme apontado pelo presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR), Paulo Raphaelli, esta é a terceira vez que o município sedia o evento, sendo a segunda reunião desde o início de sua gestão, embora em 2021 o encontro tenha ocorrido de forma virtual.

Marcado pelo retorno das atividades presenciais, que estavam suspensas desde 2020, devido a pandemia de covid-19, o encontro contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, suprindo as expectativas dos organizadores, que esperavam receber, em média, este número de convidados. Em 2021, o evento ocorreu em formato online.

De acordo com Josevane Duarte, coordenadora da Comissão Regional de Mulheres da Regional Camaquã, com o objetivo de evitar uma grande aglomeração de pessoas, a reunião foi planejada para receber menos participantes que o habitual. Relembrou Josevane que o último encontro no município aconteceu em Tiririca, interior da cidade, e comportou 1.300 convidados.

O evento ocorreu na data em que é comemorado o dia internacional da mulher, e abordou temas como a violência doméstica sofrida pelas mulheres. “Foi um dia bastante festivo, um dia também onde a gente pode falar o que é o movimento sindical, o que o movimento sindical hoje passa na questão da violência doméstica que a gente tem no nosso município (…) a gente tem essa visão, essa preocupação com as mulheres do campo, porque muitas vezes elas não têm onde pedir socorro, e às vezes elas pedem socorro, mas num gesto que as pessoas não entendem, e outras simplesmente ficam tímidas e vão seguindo assim nessa vida”, comentou Josevane. A coordenadora ainda comentou que os sindicatos precisam ser companheiros dessas mulheres.

Uma das atividades aguardadas para o dia foi a palestra da psicóloga Lizeane Schmidt, que discursou sobre saúde mental no período que se imaginava que já seria de pós-pandemia, falando sobre a importância das mulheres se manterem motivadas nesse período. Também em relação a programação, a data foi marcada por muita música, apresentações artísticas e sorteios de prêmios, oferecidos por colaboradores do evento. Na ocasião, houve uma queda de energia elétrica, mas logo o problema foi solucionado com o uso de geradores, não causando danos à comemoração.

Membro da diretoria do sindicato e coordenadora municipal de mulheres e aposentados rurais, Nilse Osterberg, comemorou o sucesso do encontro: “A gente vê a luta da mulher e as vitórias que a mulher já teve durante esse ano, eu acho que é motivo da gente se alegrar, é motivo da gente ficar feliz por essas vitórias. Eu diria, assim, com humildade: a nossa luta é ficar presente e ser reconhecida no meio da sociedade. Eu estou satisfeita, eu estou feliz com o encontro de hoje.”

A coordenadora da Regional Sindical de Camaquã, Josevane Duarte, também celebrou o evento que mais uma vez foi marcado pelo empoderamento da mulher. A respeito da participação feminina nas atividades rurais, a coordenadora comentou: “A gente vem para somar, tanto que hoje eu tenho a experiência de coordenar uma Regional somente de homens (…) foi muito gratificante eles me elegerem, foi uma eleição muito emotiva, porque ali eu represento cada uma das mulheres, ali eu represento toda a nossa Regional, todos os sindicatos que compõem a nossa Regional”. Duarte é a primeira mulher coordenadora da Regional Camaquã.

A respeito do próximo Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais, ainda não está definido qual será o próximo município a sediar o evento. Entretanto, os preparativos para o encontro começam em breve. “Agora nós vamos fazer a nossa prestação de contas (…) Sempre na primeira terça-feira do mês a gente se reúne, então nós vamos avaliar esse evento e já vamos começar a planejar o próximo”, relatou Josevane.

 

Confira fotos do encontro em galeria de fotos

RELACIONADAS