16.2 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Chama Crioula de Tapes permanecerá guarnecida até o dia 13 de setembro na Fazenda Três Irmãos

Tradicionalismo, dedicação e amor a cultura gaúcha

 

No final da semana passada o Portal ClicR esteve em Tapes, e na ocasião visitou a Fazenda Três Irmãos onde a Chama Crioula está guarnecida, sendo muito bem recepcionado por Renato Silveira um dos colaboradores da Fazenda que tem a missão de cuidar da Chama, na ocasião destacou o empenho do grupo de Cavalarianos da Associação Cavaleiros da Lagoa que chegou em Tapes na manhã do dia 23 de agosto.

Associação Cavaleiros da Lagoa 13 anos buscando a Chama na origem

Chegada em Tapes foi marcado por chuva e granizo

Na oportunidade o Portal ClicR esteve conversando com o empresário Marcos Vinicius mais conhecido como Duda Gás, que esteve a frente da busca da Centelha da Chama Crioula na cidade de Cristal.

Duda explica que o grupo é composto por 35 integrantes, girando em torno de 20 cavaleiros e 15 pessoas no apoio, e que este ano o grupo completou 13 anos regatando a Chama na sua geração, outra informação importante sobre o grupo é que o mesmo é um grupo de cavalgada, não participando de rodeios nem tiro de laços.

“Nesse meio tempo durante o ano, a gente realiza várias cavalgadas curtas, até para nosso grupo não perder o entrosamento e também para conseguir novos participantes…” explicou Duda.

 

Como faz para participar do grupo?

“O grupo ele não é fechado, porém para viver em grupo a gente tem que ter normas e regras e as vezes alguns não conseguem se adequar com elas; este ano como a Chama foi gerada na 16ª Região em Cristal, a gente fez uma carta convite para todos os piquetes que quisessem participar com nós, até para se ter uma integração…”

 

Como Iniciou o grupo de Cavalgada? 

“Esse grupo iniciou com a vontade que eu tinha de cavalgar com meus filhos, e a 14 anos atras meu amigo Paulo Gelon me comunicou que um grupo de cavalarianos de Amaral Ferrador iria passar por Tapes com a Chama, na oportunidade eu fui e gostei muito e acabei cavalgando com meus filhos, então surgiu a ideia de criar um grupo de cavalgada. Enquanto eu ver uma criança andando de cavalo os costumes tradicionalistas não vão acabar …” explicou Duda.

Experiência com o clima

Como já citado os Cavalarianos da Associação Cavaleiros da Lagoa, chegaram em Tapes abaixo de granizo, e durante estes 13 anos buscando a Chama o grupo encontrou fortes vendavais, como se não bastasse o clima o grupo também encarou um forte atoleiro em Colônia do Sacramento em Uruguai, Chuvas, mas granizo foi a primeira vez este ano.

Cuidado com os animais

Outro detalhe importante explicado pelo empresário é quanto aos cuidados com os cavalos, o bem estar de cada animal vem em primeiro lugar, os cavalos ficam nas cocheiras durante todo o ano, e são animais que tem um preparo físico para ir na cavalgada, ou seja, não são animais parados que saem e vão fazer a cavalgada. Os animais já começam a ser treinados durante um mês e meio antes para aguentarem o trajeto. Já o percurso das cavalgadas gira em torno de 30km por dia dando aos animais um período bom de descanso, é levado bastante pasto para eles.  Quando o roteiro é feito, as paradas tendem a ser realizadas próximo aos pontos de água para que o animal não sinta sede, todo um cuidado com a ferrageamento dos cavalos pois sem eles não haveria cavalgada.

 

Chama Crioula

A Chama permanece no Galpão da Fazenda Três Irmãos, até o dia 13 de setembro quando será transferida para a casa maior de Tradicionalismo o “CTG Província de São Pedro” que dará inicio a Semana Farroupilha e no dia 20 de setembro ocorrerá a extinção da Chama Crioula com um grande desfile no centro da cidade onde deverá contar com a participação de aproximadamente 700 a 800 cavalarianos.

Renato Silveira, um dos responsáveis por manter a Chama acessa na Fazenda Três Irmãos

 

Homenageados

Nosso entrevistado juntamente com sua esposa Surama, estarão sendo homenageados durante a Semana Farroupilha, Duda explicou que foi uma surpresa ter recebido o convite, pois acredita que muitos tradicionalistas na cidade também fazem por merecer, mas acredita que por esse resgate da Chama, Dona Surama sendo Prenda do CTG Provincia de São Pedro na gestão 92/93, Duda como Peão de Invernada tem um grande histórico no meio tradicionalista da cidade que levaram até chegar a seus nomes.

Também como de costume o outro casal a ser homenageado não se encontra em nosso meio, que são os Patronos Edoeli Camargo e Josema Gianichini

CONVITE

Fica o convite para que o público prestigie o município de Tapes bem como o CTG Provincia de São Pedro e também a visitação a Fazenda Três Irmãos que ficará aberta a visitação enquanto a Chama permanecer por lá.

Clique na Fazenda Três Irmãos e conheça mais sobre este ambiente: 

Fazenda Três Irmãos Centro de Lazer

 

 

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS