O jovem João Pedro Coelho, de 11 anos, do CTG Tropeiros da Amizade, foi escolhido para acender a centelha.
Nesta sexta-feira (12) foi gerada a centelha da Chama Crioula no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, no município de Canguçu, no sul do Estado. O evento marca o início dos Festejos Farroupilhas de 2022.
A partilha da chama será hoje sábado (13) para grupos de cavaleiros de todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são mais de 50 comitivas com mais de mil cavaleiros, que levarão o símbolo a todas as regiões do estado e a cidades. A cavalgada mais longa vai até Joinville, no estado vizinho, em um trajeto de mais de 800 km.
Na manhã deste sábado acontece a distribuição da centelha para todas as regiões que estão no local, incluindo grupo de Santa Catarina. A cavalgada de retorno para Passo Fundo inicia no domingo (14), com previsão de chegada no dia 28 de agosto. São 20 cavaleiros da cidade participando do evento. Verceli explica que uma comissão faz o trajeto antes para verificar os locais de paradas. A cada 35 quilômetros percorridos, os cavaleiros já vão marcando um local de parada para descanso e pernoite.
A história da Chama se inicia no século XIX, quando a região Central do Rio Grande do Sul era rota de tropeiros e carreteiro. Desde aquela época, viajantes paravam nas cidades da região para alimentação, antes de seguirem viagem. A tradição de acendimento para o começo dos festejos foi iniciada em 1947.