17.9 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Chegada da Chama Crioula no CTG Província de São Pedro em Tapes

Chegada foi marcada por homenagens e reconhecimento

 

A chegada da Chama ao CTG, que estava programada para ocorrer na quarta-feira dia 13 de setembro, teve de ser adiada em virtude das fortes chuvas e a alta dos arroios, sendo realizada uma cavalgada nesta quinta-feira dia 14 de setembro.

A Chama que se encontrava na Fazenda Três Irmãos desde o dia 23 de agosto trazida de sua origem pelo grupo de Cavalarianos da Associação Cavaleiros da Lagoa, iniciou sua trajetória rumo ao CTG Provincia de São Pedro por volta as 14h30min, conduzida por Marcos Vinicius mais conhecido como Duda, o grupo de cavalarianos foi aumentando no decorrer do caminho com a presença de Piquetes, já no centro da cidade com o apoio da Brigada Militar a Chama Crioula juntamente com os cavalarianos deram uma volta no centro da cidade e se dirigiram ao CTG.

Ao chegarem foram bem recepcionados, e como parte do protocolo um breve resgate da história do povo gaúcho foi contada, na oportunidade também foi homenageado o Casal dos Festejos Farroupilha 2023 do CTG Província de São Pedro:

 

CASAL HOMENAGEADO  

Surama Dias Jenisch e Marcos Vinicios Silveira Soares (Duda)

O casal homenageado dos Festejos Farroupilha deste ano, do CTG Província de São Pedro e da cidade de Tapes, representa a família, as boas amizades, o amor a tradição gaúcha, como uma das formas de viver o cotidiano.

Surama Dias Jenisch nasceu em primeiro de agosto de 1976, nesta cidade, filha de Divino Jenisch e Zilá Dias Jenisch. Quando pequena, não tinha contato com o Tradicionalismo, apenas cuidava das sobrinhas para a irmã Soraia ir aos fandangos, pois a mesma foi 1ª. Prenda do CTG Província de São Pedro e da 16ª. Região Tradicionalista.

Aos 15 anos, Surama foi 1ª. Prenda do CTG a convite da amiga Vera Machado e, em agosto do mesmo ano foi eleita 3ª. Prenda da 16ª. RT.

 

Marcos Vinicios Silveira Soares, nasceu em 22 de fevereiro de 1973, em Tapes. Filho de Neusa Maria Silveira Soares e João Carlos Gomes Soares. Carinhosamente conhecido por todos como ¨Duda¨, teve gosto pela Tradição Gaúcha desde sua infância; iniciou dançando na invernada do eterno Ronan Rocha. Foi Peão de Honra em vários concursos de Prendas em todo Estado do Rio Grande do Sul, da Prenda Paula Cristiane dos Santos.

Em sua juventude, os finais de semana tinham destino certo: se bandear para a Fazenda Santo Antônio, onde aprendeu a lida campeira com o saudoso Tio Dário Barcellos; participou de vários rodeios, laçando e gineteando. Duda é Peão do campo e da dança.

Em 1993, Duda e Surama se conheceram e iniciaram sua história juntos, história essa digna de contos gaúchos. Oficializam seu casamento em um evento marcante para o município de Tapes e região, pois os dois trajavam a tradicional pilcha gaúcha para dizer o ¨sim¨ perante o olhar do padre Angelo Bonh e convidados, os quais também vestiam a indumentária gaúcha, foi o tradicional ¨Casamento Gaúcho”.

Desta união nasceram os filhos João Pedro, Luís Felipe e Marco Antônio, orgulho dos pais, familiares e amigos, pela educação, comprometimento e trabalho que realizam junto aos seus pais.

Em 2012 foi criado o grupo dos Cavaleiros da Lagoa, constituído de amigos e familiares que apreciam cavalgadas e no lombo de seus cavalos, percorrem o Rio Grande do Sul, trazendo em punho a Centelha da Chama Crioula para a 16ª. Região Tradicionalista e para o Município de Tapes.

Duda e Surama são proprietários do Centro de Lazer Três Irmãos, um ponto turístico em nossa cidade, que inclui Tradição Gaúcha, bem estar, natureza, fatos históricos e uma beleza natural com os Butiazais.

Cavalgada saindo da Fazenda Três Irmãos

 

 

CASAL PATRONO DOS FESTEJOS FAROUPILHAS 2023 DO CTG PROVÍNCIA DE SÃO PEDRO – Edoeli Camargo da Silva e Josema Ventura Gianichini

Edoeli Camargo da Silva, Rio Pardense, nascido em 13 de Agosto de 1947, conhecido carinhosamente por “Piá”, escolheu o município de Tapes, como sua segunda morada no dia 25 de Janeiro de 1971, tinha como profissão Construtor Civil.

Josema Ventura Gianichini, nascida em Tapes no dia 17 de Julho de 1953, conhecida por todos como “Zema”, trabalhava na área de Contabilidade.

Este encontro ocorreu no Antigo Restaurante da Família de Josema, Restaurante Ventura, se conheceram, apaixonaram-se e deste matrimonio tiveram duas filhas Ana Aurora Gianichini Silva e Gabriela Gianichini Silva.

Edoeli e Josema, apreciadores da cultura Gaúcha, juntamente com uma turma de amigos, montaram uma chapa para se candidatarem a Patronagem do CTG Provincia de São Pedro, foi então que no ano de 1985, assumiram o compromisso de fazer dos seus dias, com total dedicação ao crescimento do Provincia. Estampando desde então o CTG em todos os meios de comunicação da época. Juntos transformaram a estrutura do espaço, erguendo paredes de alvenarias, ampliando a copa, trocando o telhado e reforçando as tesouras do CTG Província de São Pedro. Edoeli e Josema, juntos realizaram o Sarau da Prenda Jovem.

Empenhados com a Evolução do CTG Província de São Pedro, fizeram Ciranda de Prendas, na qual da sua Gestão, a Prenda Adulta foi apreciada com a conquista de ser Prenda da Nossa 16ª Região Tradicionalista.

Edoeli e Josema cada dia mais engajados no meio, foram em busca da conquista da Coordenação Regional, na qual anos depois foram contemplados. Desbravaram o Estado levando o nome do Província, nome de Tapes para os quatro Cantos do Nosso Estado, em Congressos Tradicionalistas, Rodeios e Concursos Estaduais.

Mesmo após seus cumprimentos dos deveres nas Comissões de Patronagem, ambos nunca se afastaram do Tradicionalismo, Edolei sempre envolvido na Criação de grandes decorações dos Sarau da Prenda Jovem, Provas das Cirandas Culturais, adorava ser inventor e criador de Palestras, como Nós de Lenço e Chimarrão. Sempre foi uma forma de estarem diretamente conectados e distribuindo conhecimento tradicionalista para os futuros peões e Prendas no nosso município.

A História do Casal foi marcada no tradicionalismo, como incentivadores, apreciadores, admiradores do meio, sempre deixando o exemplo que o trabalho voluntario, o amor ao tradicionalismo pode nos trazer grandes recompensas, adquirir bons amigos, não deixar morrer o que hoje trabalhamos arduamente para sobreviver, NOSSA TRADIÇÃO!

Após realizada as homenagens o patrão do CTG Luis Leal Prestes Peres, juntamente com o casal homenageado, onde Duda que conduziu a Chama Crioula durante todo percurso da cavalgada, ao lado de sua esposa Surama passou o fogo para o candeeiro do CTG iniciando oficialmente as atividades Farroupilhas.

CONFIRA FOTOS DA CAVALGADA CLICANDO AQUI 

CONFIRA VÍDEO CLICANDO AQUI 

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS