Nesta terça-feira (26), a China anunciou que foi registrada a primeira infecção humana da variante H3N8 da gripe aviária no país. Contudo, conforme comunicado da autoridade de saúde chinesa, o risco de sua transmissão para outras pessoas é baixo.
A pessoa infectada com o vírus foi um menino de quatro anos, residente da província central de Henan. Segundo informações da Comissão Nacional de Saúde, o paciente apresentou febre e outros sintomas no dia 5 de abril. A entidade também informou que a criança havia tido contato com galinhas e corvos criados em sua residência.
É comum haver registros da cepa H3N8 da gripe aviária em animais. Já foram identificados casos em cavalos, cachorros, pássaros e até mesmo focas. Entretanto, nenhum caso em humanos havia sido relatado.
A China possui uma imensa criação de aves, o que facilita a diferentes vírus aviários entrarem em contato entre si e sofrerem mutações. Desta forma, diversas variantes de gripes aviárias são encontradas no país.
Esporadicamente, pessoas são infectadas por influenza aviária na China. Estão mais sujeitos a contrair a doença aqueles que trabalham com aves.
Em relação a H3N8, a Comissão Nacional de Saúde disse que, após uma avaliação inicial, foi determinado que a variante ainda não possui a habilidade de infectar efetivamente os seres humanos. Assim, o risco de epidemia do vírus em grande escala é baixo.