10.8 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, junho 26, 2024

Chuva retorna ao RS na terça-feira; algumas regiões podem registrar volumes de até 100 milímetros na semana

Condição deve afetar grande parte do Rio Grande do Sul

Após um final de semana de tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, a segunda-feira (20) deve ser parecida, com sol e temperatura baixa. De terça-feira (21) até sexta-feira (24), a previsão é de muita chuva no Estado. Algumas regiões podem registrar 100 milímetros de chuva durante o período. Para a alegria dos gaúchos, o sol volta no próximo sábado (25).

Sem previsão de chuva, a segunda-feira começa gelada, como é de costume do outono gaúcho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns municípios da região Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Noroeste, Região das Missões, Norte, Vale do Taquari e Serra podem amanhecer com geada. Bom Jesus, na Serra, e Quaraí, na Fronteira Oeste, devem registrar as menores mínimas do dia: 4ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será de 12ºC e 18ºC.

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul na terça-feira. Na Fronteira Oeste, Campanha, Central, Região das Missões e no Noroeste, a condição deve ser um pouco mais intensa. De acordo com a previsão da Climatempo, deve chover em torno de 50 milímetros em Santa Maria, no Centro, e 35 milímetros em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre e em Estrela, no Vale do Taquari, o volume de chuva deve ser em torno dos 20 milímetros.

— O transporte de umidade da Amazônia sendo direcionado para o Rio Grande do Sul e a circulação de vento favorecem a formação de instabilidades. A chuva começa de manhã, entrando pela Fronteira Oeste e pela Região das Missões e, depois, gradualmente, vai se espalhando por todo o Estado. Nessas regiões e no Centro pode ter temporal. No resto do Rio Grande do Sul, o tempo fica nublado e há chance de chuva a qualquer hora do dia — prevê Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo.

Na quarta-feira (22), a condição pode se intensificar. Na Metade Sul, há alerta para novos temporais, chuva volumosa e fortes rajadas de vento. Na faixa central do Estado, pegando municípios do Centro, do Noroeste e da Região Metropolitana, pancadas de chuva podem aparecer a qualquer hora do dia, devendo ser fortes em alguns momentos. Em alguns locais do Norte e da Serra, a condição será mais calma.

Em Bagé, na Campanha, a previsão da Climatempo é de que chova 80 milímetros. Em Rio Grande, no Sul, o volume pode chegar aos 75 milímetros. Uruguaiana, na Fronteira Oeste, pode registrar 70 milímetros. Em Santa Maria, a previsão é de 50 milímetros. Porto Alegre, na Região Metropolitana, e Estrela, no Vale do Taquari, devem registrar valores próximos dos 10mm.

— Na quinta-feira (23), teremos uma área de baixa pressão se formando e isso pode intensificar a chuva. A condição deve avançar para a Metade Norte, podendo afetar mais a Região Metropolitana. Além disso, o vento vira de sul, e aí a temperatura entra em declínio em todo o Estado — afirma Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com a Climatempo, a previsão é de 75 milímetros para Lajeado e Santa Maria na quinta-feira. Em Porto Alegre, pode chover até 70 milímetros. Passo Fundo, no Norte, Cruz Alta, no Noroeste, e Santo Ângelo, nas Missões, podem registrar 60mm de chuva durante o dia. Em Bento Gonçalves, na Serra, deve chover 50 milímetros. Em Tramandaí, no Litoral Norte, 45mm. Já em Pelotas, no Sul, a chuva é menos volumosa: 25 milímetros.

Impacto da chuva

— Serão dias de chuva volumosa. O que a gente vê que costuma chover em maio no Rio Grande do Sul é entre 120 e 150 milímetros. Se pensarmos que alguns municípios podem registrar 100 milímetros em quatro dias, estamos falando de um valor próximo ao que cai em todo o mês de maio ocorrendo em menos de uma semana. Então é bastante chuva, sim — pontua Lopes.

O meteorologista defende que os volumes altos podem ser preocupantes considerando a situação dos rios. Apesar da previsão, os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) projetam um cenário mais positivo para a situação do nível do Guaíba nos próximos dias.

— Estamos mantendo o prognóstico de que essa chuva possivelmente vai retardar a velocidade de descida do Guaíba, mas não esperamos que vá causar o impacto de uma subida significativa novamente — garante Fernando Fan, pesquisador do IPH.

Sol e frio no final de semana

A tendência é que a chuva enfraqueça na sexta-feira (24). Ainda há previsão de instabilidade, principalmente para o Norte e a Serra, mas, segundo Patrícia, a chuva deve diminuir conforme a frente fria se desloca. A boa notícia é que não há previsão de temporais ou chuva volumosa. No sábado (25) e no domingo (26), o tempo deve se manter firme em todo o Rio Grande do Sul, com sol e temperatura baixa.

RELACIONADAS