A chuva caiu de forma irregular sobre o Rio Grande do Sul na semana passada. Entre quarta (16) e quinta-feira (17), choveu mais de 110 milímetros em Santiago. Na Planície Costeira Externa, boa parte dos municípios receberam 50mm, mas na maior parte do RS, o acumulado ficou abaixo dos 20mm, pouco ajudando no aumento do nível dos reservatórios. Além de tudo, o frio retornou ao Estado, com geadas registradas em várias regiões.
Ainda há previsão de frio e geadas na Campanha na madrugada desta terça-feira (22). Posteriormente, porém, a temperatura eleva-se e não há previsão de frio intenso até pelo menos a primeira semana de outubro. A chuva retornará a partir da sexta-feira (25) e será intensa até o domingo (27). O acumulado varia entre 50mm e 100mm em municípios do Oeste, Centro e Leste do Rio Grande do Sul. Na Metade Sul do Estado, a chuva será mais fraca.
Há previsão de temporais com rajadas de vento, trovoadas e granizo na Fronteira Oeste na madrugada do sábado (26). Até o fim da manhã, os temporais alcançarão a Região Central e Campanha. As tempestades mais intensas do sábado acontecerão entre a tarde e noite sobre as regiões de Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, Itaqui, Santiago, Pelotas, Camaquã e Porto Alegre (Região Carbonífera).
No decorrer da semana que vem, a chuva mais intensa permanecerá sobre o Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 50mm e 100mm. Novas tempestades são esperadas sobre o Oeste, Centro e Leste do Estado a partir da madrugada da quarta-feira da semana que vem (30).
CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS
Fronteira Oeste
Boa parte da semana com tempo seco na Fronteira Oeste. A região de Uruguaiana amanheceu com temperatura de 3,5°C nesta segunda-feira (21), mas com tendência de elevação nesta terça-feira (22). A chuva retornará apenas a partir da sexta-feira (25), com acumulado entre 20mm e 50mm em quatro dias. Há risco de intensos temporais no sábado (26), com ventos de 55km/h. Novas tempestades acontecerão sobre a Fronteira Oeste a partir da quarta-feira da semana que vem (30). O acumulado previsto para a primeira semana de outubro varia entre 20mm e 50mm.
Campanha
Boa parte da semana com tempo seco na Campanha. A chuva retornará apenas a partir da sexta-feira (25), com acumulado entre 20mm e 50mm em quatro dias. Há risco de intensos temporais no sábado (26) com ventos de 60km/h. Faz frio na terça-feira (22), com mínima abaixo dos 3°C e formação de geadas. Novas tempestades acontecerão sobre a Campanha a partir da quarta-feira da semana que vem (30). O acumulado previsto para a primeira semana de outubro varia entre 50mm e 100mm.
Central
Boa parte da semana com tempo seco na Região Central. A região de Santa Maria amanheceu com temperatura pouco abaixo dos 4°C nesta segunda-feira (21), mas com tendência de elevação nesta terça-feira (22). A chuva retornará apenas a partir da sexta-feira (25), com acumulado próximo dos 100mm em quatro dias e aumento do nível de arroios. Há risco de intensos temporais no sábado (26), com ventos de 75km/h. Novas tempestades acontecerão sobre a Região Central a partir da quarta-feira da semana que vem (30). O acumulado previsto para a primeira semana de outubro oscila em torno dos 100mm novamente.
Planície Costeira Interna
Boa parte da semana com tempo seco na Planície Costeira Interna. A região de Camaquã amanheceu com temperatura de 5°C nesta segunda-feira (21). A chuva retornará apenas a partir da sexta-feira (25), com acumulado entre 75mm e 100mm em quatro dias e aumento do nível de arroios. Há risco de intensos temporais no sábado (26), com ventos de 90km/h. Novas tempestades acontecerão sobre a Planície Costeira Interna a partir da quarta-feira da semana que vem (30). O acumulado previsto para a primeira semana de outubro oscila entre 75mm e 100mm.
Planície Costeira Externa
Boa parte da semana com tempo seco na Planície Costeira Externa. A região de Porto Alegre amanheceu com temperatura de 5,5°C nesta segunda-feira (21). A chuva retornará apenas a partir da sexta-feira (25), com acumulado próximo dos 100mm em quatro dias e aumento do nível de arroios. Há risco de intensos temporais no sábado (26), com ventos de 60km/h. Novas tempestades acontecerão sobre a Planície Costeira Externa a partir da quarta-feira da semana que vem (30). O acumulado previsto para a primeira semana de outubro oscila em torno dos 75mm.
Zona Sul
Boa parte da semana com tempo seco na Zona Sul. A chuva retornará apenas a partir da sexta-feira (25), com acumulado em torno dos 20mm em quatro dias. Há risco de intensos temporais no sábado (26), com ventos de 55km/h. Faz frio na terça-feira (22), com mínima abaixo dos 3°C e formação de geadas sobretudo na região de Jaguarão. Novas tempestades acontecerão sobre a região da Zona Sul a partir da quarta-feira da semana que vem (30). O acumulado previsto para a primeira semana de outubro varia entre 50mm e 75mm.