16.5 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Chuva volta a deixar moradores de áreas atingidas em alerta

A chuva voltou com intensidade ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23) e já está provocando novos alagamentos em bairros de Porto Alegre, na Região Metropolitana, Eldorado do Sul, Cohab Santa Rita em Guaíba e em Rio Grande, principalmente, entre outras áreas do Estado. Com isso, pode-se esperar repique no nível do Guaíba, na Capital.

Devido à chuva de hoje (23/05) há chance de o Guaíba voltar a subir nos próximos dias. A instabilidade ocorre em função de um sistema de baixa pressão que atravessa o Rio Grande do Sul e pelo transporte de um corredor de umidade vindo da Amazônia.

A precipitação deve continuar na sexta-feira (24) em todo o Estado, mas com menor intensidade.

Filmagem internauta centro de Guaíba

Filmagem Internauta Santa Rita Guaíba

Conforme as medições do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), até a madrugada desta quinta-feira o nível do Guaíba estava em 3m82cm. De manhã cedo, o nível subiu para 3m90cm e, depois, baixou um pouco, estabilizando em 3m87cm. No início desta tarde, o nível voltou a aumentar, batendo 3m90cm na medição das 14h.

De acordo com o professor Fernando Fan, do IPH, o vento sul que sopra no Estado a partir de sexta-feira também deve contribuir para o aumento do nível do Guaíba, devendo chegar perto dos 4 metros novamente. Moradores de Porto Alegre devem ficar em alerta, porque os ventos devem causar pequenas elevações, fazendo com que as águas avancem para dentro da cidade, conforme o pesquisador.

Até então, as previsões do IPH eram de tendência de descida nos níveis. No entanto, isso deve mudar por conta do acumulado de chuva e dos ventos. Ou, pelo menos, será uma descida mais lenta do que o projetado. É provável que somente a partir de junho a altura da água retorne ao patamar dos 3 metros.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS