A II Conferência Municipal de Cultura de Chuvisca aconteceu nesta quinta-feira (7), na Câmara de Vereadores. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SECDT), o evento foi realizado com o intuito de fortalecer a democracia e buscar a garantia dos plenos direitos culturais em todo território municipal.
A conferência teve como tema central “Democracia e Direito à Cultura”. A partir dessa temática, foi proposto aos presentes que debatessem sobre a cultura como sendo um dos elementos constitutivos da própria democracia, bem como a reafirmação da cultura como um direito universal.
Ao todo, seis eixos foram debatidos no evento. São eles:
- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
- Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;
- Identidade, Patrimônio e Memória;
- Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
- Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Inicialmente, houve uma breve explicação sobre cada eixo. Em seguida, o público foi dividido em pequenos grupos, para que pudessem discutir os eixos e elaborar propostas para a política cultural municipal e para esfera estadual.
Após a leitura das propostas e aprovação das mesmas, foram escolhidos o Delegado e o suplente que irão representar Chuvisca na 6° Conferência Estadual de Cultura. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, em Porto Alegre.
A II Conferência Municipal de Cultura de Chuvisca foi realizada pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, em parceria com a SECDT, por meio da Divisão de Cultura.