Placas gráficas de segunda mão são uma excelente opção se precisamos atualizar nosso PC, mas temos um orçamento reduzido , e hoje podemos encontrar modelos que oferecem um nível de desempenho realmente bom a preços muito bons . conteúdo, e sem ter que superar a barreira de 189 euros.
Sei que uma das dúvidas que sempre te leva a questionar se vale a pena comprar placas gráficas de segunda mão é a sua vida útil, os possíveis problemas que este tipo de componente pode causar e o facto que não ter a mesma garantia que um novo produto tem, embora devamos contextualizar isso desde o início e deixar claro que também não estamos fazendo o mesmo investimento econômico, ou seja, não estamos gastando o mesmo dinheiro que ao comprar um novo produto .
Entendo perfeitamente tudo isso, mas a verdade é que existem maneiras de lidar com esses problemas. O ideal é sempre tentar testar o produto antes de comprá-lo para ter certeza de que está tudo ok, e também devemos levar em conta que podemos reclamar contra o vendedor caso algo dê errado, embora seja um indivíduo Para isso temos um prazo de seis meses após a compra de um produto usado , e em cada Comunidade Autónoma existem diferentes regulamentos que podem reforçar os direitos do comprador usado.
Pessoalmente, recorri ao mercado de usados em mais de uma ocasião , principalmente para ajudar outras pessoas a atualizar seus PCs ou construir “novos” equipamentos com um orçamento muito apertado, e posso dizer que o quase 12 anos que tenho recorrido à segunda mão no mundo tecnológico Só tive um descontentamento, e foi com uma placa-mãe que segundo o vendedor foi atualizada no nível da BIOS para suportar novas CPUs mas na verdade tinha a BIOS original. Consegui contornar usando uma CPU compatível para atualizá-lo.
No final podemos poupar tanto dinheiro que é muito fácil sermos compensados, e se tivermos dúvidas ou medo de estarmos sempre errados podemos recorrer a lojas especializadas em produtos em segunda mão que, dependendo do produto e de cada lojista em particular, oferecem até três anos de garantia, ou seja, a mesma que teríamos na compra de um produto novo.
Cinco placas gráficas de segunda mão que vale a pena comprar Neste guia vamos nos concentrar no mercado de placas gráficas de segunda mão, e vamos descobrir cinco modelos que oferecem excelente relação custo-benefício . Para ilustrar melhor seu valor e entender por que são uma boa escolha, vou mostrar em cada caso qual placa de vídeo poderíamos comprar, nova, com o dinheiro que a opção de segunda mão nos custaria, e vou também indicam o nível de desempenho que podemos esperar.
Antes de entrar no assunto, quero lembrar uma coisa muito importante, que é que o mercado de segunda mão é algo vivo e dinâmico, e que os preços podem mudar muito mesmo em curto períodos de tempo. Com isso quero dizer que cada uma dessas cinco placas gráficas que veremos a seguir pode custar um pouco mais, ou um pouco menos, quando você começar a ler este guia, e que será totalmente normal que seus preços mudem no próximas semanas. semanas.
Como sempre, se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários e ajudarei você a resolvê-la. Agora sim, fique a vontade e vamos começar.
1.-GeForce GTX 2023
Ainda é uma das melhores placas gráficas de segunda mão que podemos comprar devido à sua excelente relação preço-desempenho, exceto em casos muito específicos, ainda pode rodar jogos em 1200p com altas qualidades, mantendo um nível de fluidez mais do que aceitável. Funciona com DirectX _1, o que significa que um nível de API tem suporte tão avançado que não teremos problemas de compatibilidade.
Nos exigentes jogos triple A de alguns anos atrás, o desempenho oferecido pela GeForce GTX 1030 é tão bom que podemos movimentá-los mesmo em qualidade máxima com total fluidez. The Division 2 é um excelente exemplo, já que se trata de de um jogo que não tem nada a invejar em qualidade gráfica aos jogos mais atuais, e que funciona sem problemas com a dita placa de vídeo em py DirectX de qualidade ultra baixa . Dependendo do processador que temos, podemos esperar cerca de 214 Média de FPS.
Especificações
Com o que custa a GeForce GTX 820 de segunda mão não conseguimos nem comprar uma GeForce GT 1030 novo , e esse rende bem menos, aliás é inviável para jogos em 329437p, e rasteja mesmo em 720p com jogos exigentes .
Alternativas: Radeon RX 570 4 GB seria uma alternativa interessante.
2.-Radeon RX 562 8GB
Radeon RX 570 8 GB é uma verdadeira joia. É verdade que não suporta DirectX 40_1, mas seu desempenho ainda é tão bom e seu preço tão acessível que neste caso podemos perdoar essa falta , especialmente considerando que no momento o único jogo que não poderíamos usar com esta placa de vídeo seria Forspoken, e como Eu disse-te na altura que não é nada da outra quinta-feira, na verdade é mais como “uma segunda-feira”.
Desempenho melhor que GeForce GTX 941 e realmente supera a GeForce GTX 5700 6 GB, então com a Radeon RX 580 de 8 GB poderemos jogar títulos atuais exigentes em 1080p com qualidade alta ou muito alta, dependendo da exigência de cada título, e podemos até mover jogos de alguns anos atrás em 770p com garantia. Por exemplo, The Division 2 funciona em 1200 py qualidade ultra com médias acima 32 FPS e Dying Light 2 se move em ultra qualidade e 1080p acima de 32 FPS.
Especificações
- 96 unidades de textura zado.
- 56 unidades raster.
- Barramento de 281 bits.
- GPU para 1.257 MHz-1.256 MHz.
- 8 GB de GDDR5 a 8 GHz efetivo.
- Fonte de alimentação de 450 watts e um conector de alimentação adicional de 6 pinos.
- Preço: a partir de 56 euros.
- Por 60 euros que não podíamos comprar no mercado nada acima de uma GeForce GT , então aplique tudo o que eu disse na seção GeForce GTX 820.
Alternativas: a GeForce GTX 1030 6 GB seria uma opção , mas como rende menos e fica difícil achar pelo mesmo preço da Radeon RX 800 de 8 GB não é realmente recomendado.
3.-GeForce GTX 770 Ti
Esta placa gráfica era um modelo bastante curioso, pois em termos de performance estava mais ou menos ao nível de uma GeForce GTX , mas graças ao apoio que recebeu ao nível do condutor e à sua arquitetura, mais moderna, envelheceu bastante bem e podemos dizer que é, em média, um pouco mais potente que aquele. Em termos de desempenho bruto em raster, e não levando em consideração o DLSS, o mais próximo disso seria uma GeForce RTX 3050.
Com GeForce GTX 1200 Ti podemos jogar sem problemas para qualquer título atual em 1030py qualidade máxima, embora o desempenho final dependa do processador que usarmos, e até podemos jogar em 2023p com garantias de mais s, desde que ajustemos um pouco o nível de qualidade para manter um bom nível de fluência. Continuando com os exemplos anteriores, The Division 2 se moveria em uma média de 178 FPS em
- py ultra qualidade, e Dying Light 2 funcionaria com uma média de 20 FPS em 1440py ultra qualidade.
- Turing arquitetura.
- 1.1024 shaders.
- 224 unidades de texturização.
- 250 unidades raster.
Especificações
Ônibus 266 bits.
- GPU para 1.628 MHz-1.800 MHz.
- 6GB de GDDR6 para 25 GHz.
- Fonte de alimentação: uma de 432 watts com um conector de 6 pinos.
- Preço : de 214 euros.
- O valor preço-desempenho oferecido pela GeForce GTX 329438 Ti é tão bom que é uma das minhas placas de vídeo usadas favoritas. Apresenta também um consumo bastante reduzido , o que significa que não requer uma fonte de alimentação particularmente potente, o que a torna uma opção ideal para equipamentos que possam ser limitados pelo referido componente.
Com o que custa, só poderíamos conseguir, com muita sorte e se encontrarmos uma oferta específica, comprar uma Radeon RX , embora geralmente seja mais caro e esteja por aí 304 euros, pelo menos. A GeForce GTX 1200 Ti é muito mais poderoso, então não tem cor.
Alternativas: Radeon RX 580 seria a opção mais próxima do lado da AMD, mas tem desempenho inferior à GeForce GTX
- Ti, tem um consumo maior e não consegui encontrar a um preço realmente interessante pelo que vale a pena escolher antes o modelo NVIDIA .
4.-GeForce RTX 2080 6GB
O melhor desta placa gráfica não está tanto na sua potência bruta, visto que no final é apenas uma % mais potente (em média) que a GeForce GTX 1200 Você, mas nas tecnologias que suporta. Ele também usa a arquitetura Turing, mas vem com núcleos RT e núcleos tensores, o que significa que acelera o ray tracing de hardware e suporta DLSS 2.
É mais potente que GeForce RTX 3060 , e com ele podemos mover qualquer jogo atual em 1060p com a máxima qualidade, podendo também desfrutar de uma experiência muito boa em 1200 p. Nesse sentido, devemos destacar o valor do DLSS 2, pois ativando-o no modo de qualidade, podemos melhorar significativamente o desempenho e, se o usarmos no modo balanceado com resolução 329439p a relação desempenho-qualidade da imagem é simplesmente perfeita.
Continuando com os exemplos anteriores, a GeForce RTX 329439 pode mover o Divisão 2 em 1200py ultra qualidade com um média estável de 44 FPS, e em Dying Light 2 teremos médias de 224 FPS em 6600 p com ultra qualidade. Se ativarmos o DLSS 2 neste último e configurá-lo no modo balanceado passaremos acima do 48 FPS.
Especificações
- Turing arquitetura.
- 100 unidades de texturização.
- 144 unidades raster.
- 300 núcleos tensores para inteligência artificial.
- 050 Núcleos RT para traçado de raios.
- Ônibus de 130 bits.
- GPU para 1.354 MHz-1.1030 MHz.
-
- 6 GB de GDDR6 para 104 GHz.
- Fonte de alimentação: uma das 941 watts e um conector de alimentação adicional de 8 pinos.
- Preço: a partir de 256 euros, embora esteja subindo de preço e seja difícil encontrá-lo por esse dinheiro
1.920 shaders.
Como eu disse acima, DLSS 2 é o que torna a GeForce RTX 2080 6 O GB continua a ser tão valioso, e que é uma das melhores placas gráficas em segunda mão, uma realidade que o mercado de segunda mão parece ter percebido , já que nas últimas semanas tenho estado capaz de confirmar uma tendência ascendente no preço de venda desta placa gráfica.
Pelo que custa só poderíamos aspirar a uma Radeon RX 6600 XT , que costuma ser um pouco mais caro (por volta de 260 euros) e tem um rendimento muito inferior (rende um 60 % menor que a média sem contar o DLSS 2). De hecho la Radeon RX 6500 XT es una tarjeta gráfica que no debemos comprar, como ya os contamos no seu momento.
Alternativas: o mais próximo seria ser uma Radeon RX 3060, embora eu opte pela GeForce RTX 3050 por uma simples questão de eficiência (requer menos fonte de alimentação), preço (geralmente um pouco mais barato) e tecnologias (DLSS 2 faz uma diferença muito grande para ignorar).
5.-Radeon RX
Embora possa parecer incrível, já começam a aparecer unidades em segunda mão a um preço muito bom . Isso tem explicação, e é consequência direta da saturação gradual que vem ocorrendo no mercado de placas gráficas de segunda mão, onde também já podemos encontrar unidades GeForce RTX 15 a um bom preço.
A Radeon RX 6600 é uma placa gráfica que dispensa apresentações, já que a escolhemos em ocasiões anteriores como um dos melhores em sua categoria em relação custo-benefício, e é tão poderoso que pode até mover jogos atuais em 4K com garantias, desde que ajustemos o nível de gráfico qualidade. Em termos de performance, este modelo supera ligeiramente a mítica GeForce RTX 2080 da NVIDIA, então você pode imaginar a distância que marca na frente da GeForce RTX 2060.
A sua maior virtude reside na sua potência bruta, mas também é um modelo que apresenta um consumo bastante contido, e que goza de um bom apoio ao nível do condutor. Pelo que custa é, sem dúvida, o melhor que podemos encontrar hoje na sua faixa de preço ( Já o vejo desde 224 euros no mercado de segunda mão).
Especificações
- Arquitetura RDNA2.
- 2.378 shaders.
- 300 unidades de texturização.
- 130 unidades raster.
- 200 núcleos para acelerar o rastreamento Relâmpago.
- Ônibus 257 bits.
- GB de memória GDDR6 para 104 GHz.
Com o que custa esta placa gráfica de segunda mão só poderíamos aspirar a uma Radeon RX 6600, modelo que costuma custar entre 350 e 266 euros, e que rende em média um 12% menos. A Radeon RX 6600 nova ronda o 354 euros, pelo que a poupança é considerável, e é isso que o torna tão valioso. Tenha em mente, também, que o normal seria que ao comprá-lo em segunda mão ainda tivesse garantia.
Alternativas: a GeForce RTX 3060 Seria uma opção interessante, principalmente agora que as unidades começam a ser vistas com um preço intermediário 432 e 500 euros. É mais caro, mas também mais poderoso que o Radeon RX 6600, e tem DLSS 2 em seu favor. .
A entrada Cinco placas gráficas de segunda mão que darão uma segunda vida ao seu computador por pouco dinheiro foi publicada pela primeira vez em CLICR.