Nesta terça-feira (17) ocorreu a primeira sessão do filme “Nise: O Coração da Loucura” exibido na sala de grupos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Renascer da Lagoa, em Tapes. A ação faz parte da programação da Semana da Luta Antimanicomial no município.
Na quinta-feira (19) e sexta-feira (20) o filme será novamente exibido, no mesmo local, sempre a partir das 09 horas. A programação é gratuita e aberta ao público, com o objetivo de salientar a importância do movimento em defesa de tratamentos justos e dignos para pessoas com problemas de saúde mental.
Os organizadores da programação da Luta Antimanicomial observam que é fundamental a compreensão de que os portadores de transtornos mentais não representam ameaça ou risco ao círculo social. Ao contrário disso, a interação social contribui para a recuperação destas pessoas.
O CAPS Renascer da Lagoa fica localizado na Rua João Ataliba Wolf, nº 848, ao lado do ESF Centro.
Sobre o filme:
O filme retrata a prática da Terapia Ocupacional e a trajetória da médica Nise da Silveira. A psiquiatra é precursora do tratamento no Brasil.
A trama fala sobre terapias alternativas para transtornos mentais, mas a palavra-chave é inclusão. A médica propõe formas de cuidados com base na arte, no afeto e ainda no convívio com animais. Seus métodos viriam em substituição a tratamentos agressivos e comparáveis à tortura.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (51) 3672.5279.