Moradores de Mariana Pimentel se mobilizaram para um protesto que ocorreu em frente a prefeitura Municipal da cidade, com este movimento os manifestantes destacaram questões que estão impactando a vida dos moradores do município . Segundo
integrantes da ‘’Comissão de Moradores’’, o movimento buscava por melhorias nas condições da coleta de lixo do município e a redução dos custos das taxas para o recolhimento do lixo, desta forma causando indignação diante dos elevados índices na taxa para recolhimento do lixo que chega a ser 75% maior do que em municípios vizinhos.
O manifesto ocorreu neste sábado (14/10) às 15 horas, no centro da cidade. Cerca de 55 carros foram às ruas
Anteriormente no dia 29/08/2023 o Farol do Saber, já havia sido palco de reunião entre comunidade da área rural e urbana juntamente com legislativo e executivo da cidade, para debaterem sobre a “Taxa de recolhimento de lixo” na área rural da cidade. Segundo os organizadores da manifestação, todas as filmagens e acordos firmados durante essa reunião desapareceram das redes sociais.
Confira o relato de um membro da Comissão de Moradores de Mariana Pimentel:
‘’O prefeito Renato havia se comprometido em assembleia promovida pelo povo a convocar a comissão formada, para então discutir uma solução para o problema, mas dias após isso, emitiu um decreto fixando em data e parcela única para pagamento da taxa, e não retirou o projeto da câmara como prometido. Os moradores estão sendo prejudicados, a população de 3800 pessoas está em dívida ativa na prefeitura, o que está dificultando a movimentação de compras da população em geral, não da pra comprar um imovel, um carro, uma moto, nada, são 260,00 reais para cada UC é um valor abusivo, bem acima da taxa de cidades vizinhas. A coleta é precária, o serviço é péssimo, e a taxa é alta. O povo quer esclarecimentos…’’
Hoje, novamente cerca de 90 pessoas se reuniram em frente à prefeitura para novamente levar suas reivindicações frente à administração pública, mas conforme o relato da comissão de moradores os mesmos seguem sem respostas.
O portal ClicR esteve em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel, que nos informou que na data de hoje os gestores se encontravam em uma audiência emergencial acerca de questões referente a ERS-711, e que aguardavam um retorno do Ministério Público para se manifestaram a respeito da coleta de lixo, tão logo tiverem uma posição, estarão se manifestando.