Na próxima terça-feira (28), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados se reúne em audiência pública para debater sobre o Projeto de Lei 1043/19, que dispõe sobre a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. A reunião está prevista para às 10 horas e poderá ser acompanhada por meio do portal e-Democracia.
A proposta é de autoria do deputado David Soares (União). Segundo o texto, o horário de funcionamento das agências deve ser das 9 às 14 horas aos sábados e das 9 às 13 horas aos domingos.
Segundo o deputado Ivan Valente (Psol), requerente do debate, “a abertura das agências bancárias aos finais de semana altera substancialmente a rotina dos trabalhadores e tem impacto direto em seu direito ao descanso semanal.”
Ainda, o parlamentar afirma que a alteração no funcionamento das instituições não pode ser aprovada sem que antes entidades representativas dos bancos e dos trabalhadores sejam ouvidas.
Entre os convidados para a reunião, estão o diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos, Amaury Oliva; o presidente da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp, Camilo Fernandes dos Santos; e a Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Juvandia Moreira Leite.