Na manhã deste sábado (10), uma comitiva de Cerro Grande do Sul, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul, se reuniu em frente à paróquia São José da Fortaleza, onde iniciaram os preparativos para a busca da Chama Crioula.
Os cavaleiros partiram juntos em direção a Faxinal, no interior do município, onde se separaram em dois grupos. O primeiro, aguardará a chegada da chama em Faxinal, enquanto o outro, comandado pelo patrono do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Fortaleza, Bruno Stertz, irá a Canguçu, a cerca de 195 km de Cerro Grande do Sul, para acender a centelha.
À tarde, o primeiro grupo irá ao encontro de Stertz em Potreiro Grande, próximo ao asfalto. O patrono então fará a entrega da chama à comitiva, que retornará para Faxinal e fará acampamento na residência de Selivio Martins.
No domingo (11), por volta das 7h30, uma nova comitiva se reunirá em frente à Oficina Espindola Car, no Centro da cidade. As duas comitivas, então, se encontrarão na localidade do Brasino. Após, irão realizar a tradicional cavalgada da chegada da chama, com destino ao CTG.
A centelha deve chegar ao centro de tradições aproximadamente às 11h30.