Uma comitiva do governo municipal de Tapes, capitaneada pelo prefeito Luiz Carlos Garcez, esteve visitando a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Guaíba, na quarta-feira (27) para tratar de assunto relacionado a escola municipal Nemtala Kalil. O grupo levou à coordenadoria a proposta da formação de uma parceria entre o Município e o Estado que possibilite a reativação da instituição de ensino como escola agrícola.
A escola que fica em uma área municipal de 50 km, às margens do Km 08 da ERS-717, recentemente teve sua estrutura física, que inclui 14 prédios, totalmente revitalizada pela prefeitura municipal. O próximo passo do projeto, segundo os gestores municipais, é reativar o desenvolvimento das atividades pedagógicas na instituição já no próximo ano.
Os tapenses foram recebidos pela coordenadora da 12ª CRE, Claudete Silva de Oliveira. A educadora se mostrou otimista com o projeto considerando que a escola poderá ofertar vagas na modalidade de formação politécnica, com foco em gestão rural.
“Fiquei entusiasmada com a possibilidade desta união entre Estado e Município. Já imagino esta escola oferecendo ensino de qualidade e voltando a ser uma formadora de cidadãos”, pontuou Claudete. Ela conheceu a estrutura da escola através de um slide especialmente produzido pela SMEC e apresentado na reunião.
Na oportunidade, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, também fez um breve relato sobre todo o trabalho pedagógico e profissional que a escola oferecia antes de ser fechada. Disse que inclusive atendia alunos de outros municípios da região Centro Sul.
“Saímos deste encontro com uma esperança muito grande que voltaremos a oferecer na escola Nemtala Kalil um ensino técnico de qualidade voltado a área agropecuária”, frisou o prefeito.
Dos encaminhamentos do encontro ficou acertado que uma equipe técnica da Superintendência da Educação Profissional do Estado fará uma visita à escola Nentala Kalil. A data para que isso ocorra ainda deve ser definida entre as partes.
Fonte: Ascom Pref. Mun. Tapes – Edição: Portal ClicR