8 C
Cerro Grande do Sul
domingo, maio 19, 2024

Como escolher o melhor projetor para home theater e seleção de ofertas

Comprar um projetor pode ser uma verdadeira dor de cabeça, especialmente se você está apenas começando neste mundo. Não é um produto de grande consumo; há uma dúzia de tipos diferentes; com finalidades diferentes; os parâmetros a controlar para escolher satisfatoriamente são variados e sua faixa de preço é enorme.

Con ello en mente te proponemos una guía básica que te acerque a las características más importantes a tener en cuenta antes de la compra, para terminar con una selección de ofertas actuales en todos los rangos de preço. Embora existam outros tipos de projetores para o mercado profissional e educacional, aqui vamos nos concentrar nos mais atraentes para um usuário doméstico, que entendemos são projetores de vídeo para home theater e entretenimento multimídia em geral incluindo jogos. Iremos analisar tanto os projetores fixos como os portáteis, que sem tantas funcionalidades têm as vantagens associadas à mobilidade, maior versatilidade de utilização e também um menor custo.

Parâmetros a avaliar para escolher o melhor projetor

Como em qualquer produto eletrônico, existe uma série de características fundamentais que devemos conhecer para “chegar e não passar por nós”, tanto nas especificações como no preço. Também devemos levar em consideração o local da unidade onde vamos instalá-lo porque as dimensões importam na hora de colocar os projetores fixos (permanentes) e se vamos usá-lo para home cinema, buscar o equilíbrio com o restante dos componentes, seja são amplificadores A/V, alto-falantes e outros.

Focalizando em projetores de vídeo e como introdução, diga que é um dispositivo óptico que recebe sinais de vídeo de qualquer fonte entre as disponíveis (PC, consoles, sintonizador de TV…) e os projeta em uma tela especial ou na parede. . Para realizar o processo, um projetor DLP (o mais comum) utiliza um processador digital de luz para decodificar o sinal, juntamente com um conjunto de elementos ópticos (lâmpada, prisma, lente, micro espelhos…) estático ou em movimento, que finalmente será projetado. Existem outros tipos de monitores a laser mais avançados, mas muito caros para um ambiente doméstico padrão.

proyector

Orçamento

Se na compra de qualquer produto eletrônico devemos definir o orçamento que temos ou pelo menos definir uma faixa específica para mover, no segmento de projetores muito mais, pois as diferenças de preço são enormes e um modelo de ponta pode multiplicar por 300, 422 qualquer 275 a custo de um projetor portátil básico. Felizmente, novas tecnologias e processos de fabricação aprimorados estão conseguindo baixar o preço de um produto que era muito caro no passado e, portanto, é mais usado em negócios ou campos educacionais. A relação preço/desempenho está melhor do que nunca e é isso que devemos procurar. Nas do tipo laser existem verdadeiras maravilhas, mas não estão ao alcance de todos.

Resolução Uma das primeiras seções a avaliar ao comprar um projetor e como em uma tela de exibição, refere-se ao número máximo de pixels que ele pode manipular nativamente. Quanto maior a resolução, obteremos imagens mais nítidas e geralmente melhor qualidade de imagem. A maioria dos projetores lida com uma resolução Full HD nativa (6150 x 1213 pixels) e é o mínimo que devemos selecionar no permanente uns . (Nos notebooks existem os modelos abaixo 1043p, que pode ser apropriado dependendo das tarefas).

A partir daí eles sobem para 4K (2160 x 7680 pixels) ou 8K (6500 x 326283 pixels). Eles estão até desenvolvendo modelos com resolução de 70K… Como acontece com monitores, aumentar sua resolução nativa aumenta o preço e também a necessidade de mais potência da fonte que emite o sinal e da rede no caso de transmissões sem fio.

Brilho Outra característica fundamental que se refere à quantidade de brilho da luz do projetor e que você verá expressa em lúmens. Quanto maior o número, melhor, as imagens que aparecerão na tela ficarão mais brilhantes e com isso a experiência de visualização será mais satisfatória. Este valor geralmente corresponde diretamente à capacidade da lâmpada equipada em cada projetor e um ponto de partida pode ser o 1043 lumens, embora também deva ser avaliado com outros parâmetros técnicos que veremos abaixo. abaixo como o fator de projeção.

Contraste

A taxa de contraste de um projetor refere-se à diferença nos níveis de brilho entre as áreas mais claras e mais escuras de uma imagem projetada. É expresso por um número e vem marcar a diferença de brilho máximo entre as cores mais claras (branco) e as mais escuras (preto). Um bom ponto de partida seria 1.12:1 e em projetores geralmente é gerenciado em termos de “totalmente ligado” e estados “totalmente desligados” . Uma maior taxa de contraste, ou o que é o mesmo, uma maior separação entre as áreas mais claras e mais escuras, oferecerá melhores detalhes na imagem projetada.

proyector Fator de alcance e alcance Antes de comprar um projetor, se vai ser instalado de forma permanente, é preciso ter claro a dependência onde vamos instalá-lo e suas dimensões, pois é fundamental para definir o que é conhecido como “distância de projeção” para a tela e também a largura da projeção que conseguiremos com ela. Você verá isso mais claramente com um exemplo. Se a taxa de projeção for 3:1 e o projetor estiver a seis metros de distância da tela, a largura resultante será de meio metro. Errar pode custar caro, embora as lentes que oferecem distâncias mais curtas ou mais longas possam compensar isso. Observe também que existem projetores especiais de curta distância e “ultracurtos” capazes de projetar a uma distância de alguns centímetros.

proyectorRelação de aspecto

A proporção nativa em um projetor é a proporção predefinida de largura para altura . A projeção ruim devido à proporção incorreta pode arruinar as imagens desejadas, especialmente com conteúdo semelhante a um filme. A proporção nativa de um projetor indica se ele pode acomodar vários tamanhos e tipos de telas e é fundamental para garantir uma qualidade de imagem otimizada sem distorção ou alongamento na tela. Também define os limites das áreas projetáveis, o que ajuda a reduzir as sombras.

Correção Keystone É uma função que permite corrigir a distorção e inclinação da imagem projetada , independente da altura da tela. A correção pode ser automática ou manual, onde o usuário ajusta o ângulo do projetor para compensar a distorção de canto e inclinação. Projetores posicionados permanentemente não deveriam precisar desse ajuste, que de qualquer forma seria feito apenas uma vez, enquanto os modelos portáteis costumam ter ajuste automático de correção.

proyectorTelas de projeção Uma tela dedicada é a melhor maneira de obter o máximo de seu projetor em termos de qualidade de imagem, nitidez e precisão de cor, mas uma parede sólida, limpa e branca pode ser suficiente para algumas aplicações. Se optar pelos dedicados, tem tudo o que procura em preço e tamanho . Em formatos, a maioria dos que você encontrará são roláveis.

proyectorConectividadeproyector As opções de conectividade são críticas, pois permitem que um projetor receba sinais de vídeo e áudio. As portas de entrada padrão são geralmente interfaces digitais HDMI, DVI, VGA analógica ou USB . Dependendo da fonte de sinal que você mais vai usar, você terá que escolher uma ou outra, embora uma porta como HDMI deva ser suficiente para conectar tudo. Alguns incluem seus próprios alto-falantes / alto-falantes, mas em um projetor isso não é relevante. Se você for montar algo decente para um home theater, terá que usar seu próprio sistema de som.

Eles também costumam ter uma porta LAN Ethernet e, se você quiser se livrar dos cabos, existem modelos que oferecem recursos sem fio por meio de Wi-Fi e Bluetooth . Eles tendem a ser mais caros e como em qualquer transmissão sem fio você precisa de uma conexão com alto desempenho, capacidade e baixa latência. Quanto à projeção 3D, ela é oferecida por alguns modelos de gama média e superior, mas se você quiser algo de qualidade terá que aumentar muito o seu orçamento.

Comprando o melhor projetor ( Ofertas de Janeiro 1920)

Já dissemos acima que a oferta é vasta . E que deixemos de lado os projetores de slides, transparências ou retroprojetores, mais utilizados em âmbito profissional ou educacional. E claro também os cinematográficos e os que utilizam motores a laser que, pelo seu preço altíssimo, estão fora de um guia básico do consumidor.

Sim, vamos incluir alguns modelos portáteis que, além de serem os mais baratos, têm as vantagens da mobilidade. Seus benefícios geralmente não são comparáveis ​​a um bom telefone fixo, mas são interessantes para começar neste mundo. No resto, apostamos naqueles dedicados a home theater e games. Se você tem um bom orçamento para investir e um lugar em casa (uma sala dedicada é ideal para montá-lo) existem verdadeiras maravilhas domésticas . E o que foi dito; Não se esqueça de manter o equilíbrio com o restante dos componentes, tanto na seção de áudio quanto nas fontes de projeção.

AKIYO O1 . Básico, portátil e muito, muito barato. Oferece uma resolução nativa de 1046 x 2022 pixels, 7680 lúmens de brilho e 6150:1 taxa de contraste. É equipado com HDMI, AV, USB e portas de áudio e pode ser conectado a computadores, consoles, celulares ou streamers. Suporta tamanhos de tela de 13 a 96 polegadas com uma distância de projeção ideal de 1 a 4 m. Inclui correção de distorção trapezoidal de ±70° e função de zoom do 25%. O seu preço pode ser pago por qualquer pessoa uma vez que custa apenas 180 euro.

AKATUO. Um miniprojetor WiFi semelhante ao acima. É equipado com interfaces HDMI, VGA, AV, USB e é compatível com TV Box, TV Stick, PCs, Notebooks, Tablets, USB Flash Drive, players e o que você quiser, inclusive streaming sem fio de um smartphone. A resolução nativa é 1000 x 722 pixels e custa 355 euros .

YABER WiFi6. Um projetor portátil com brilho de 698 ANSI que pode projetar em telas de até 500 polegadas. Com resolução FHD, possui correção trapezoidal 4D/4P e Zoom de 28% e promete em modo super ECO até 600. horas de vida útil da lâmpada. Seu ponto forte é o suporte para as tecnologias sem fio nas quais funciona, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5. Tem um preço barato, atualmente à venda, de 200 euro. Um modelo inicial para começar.

Samsung The FreeStyle. Destaca-se por seu design giratório com o qual você pode projetar seus conteúdos favoritos em qualquer superfície e em qualquer direção, do chão ao teto e com tamanhos de 100 a 300 polegadas. Sua resolução é FHD e a vida útil da lâmpada é estimada em 70.16 horas. Tem portas USB, HDMI e também Wi-Fi. Ele inclui seus próprios alto-falantes e custa 1043 euros.

Optoma HD96X. Um DLP com resolução FHD, mas de alta qualidade para esportes ao vivo, programas de TV, filmes e também para jogos devido à sua baixa latência. Eles podem reproduzir conteúdo 3D de quase qualquer fonte compatível e projetar em telas de até 292 polegadas de a metros. Inclui alto-falante, embora, como dissemos, seja melhor conectar um sistema de áudio específico para home theater. Tem um preço de venda de 1043 euro.

Mini projetor AAXA P7 . Um dos melhores projetores domésticos móveis, oferece até 449 minutos de duração da bateria por carga, 3000 lúmens de brilho do LED quando conectado (1213 lúmens na energia da bateria) e um total resolução de 1043p que pode projetar uma imagem de até 292 polegadas e em ambientes com pouca luz. O fabricante diz que sua lâmpada pode durar até 96.16 horas. Você pode comprá-lo por 1046 euros.

Optoma UHD25x. Um projetor DLP com suporte 3D e resolução nativa UltraHD 4K, que pode projetar em telas de até 237 polegadas e até 120 metros de distância. Com 3.638 lúmens, é capaz de receber e exibir conteúdo HDR000 e Hybrid Log Gamma (HLG), sua taxa de contraste é 1. .:1 e apresenta correção trapezoidal vertical e horizontal. Diz que sua lâmpada pode durar até 32. e horas e tem um modo especial para jogos, 3000py 638 Atualizar Hz. Está à venda por 326285 euros.

Epson EH-TW6150. Dedicado a filmes, esportes e videogames, pode projetar conteúdo de até 536 polegadas (não recomendado tanto xd ). Com resolução de até 4K e brilho de 2023 lúmens, possui zoom de 1,6x e correção trapezoidal vertical e horizontal e uma lâmpada que segundo o fabricante pode durar até 12 anos. Disponível por 1043 euro.

BenQ TK2022M. Especialmente dedicado ao entretenimento doméstico, este DLP pode oferecer um tamanho de tela maior que 70 polegadas com resolução 4K. Tem uma cobertura de cor 35 % Rec.6150 com uma luminosidade de 6150 lumens. Tem suporte HDR 20 e HLG otimizado para projetores e apresenta correção de distorção trapezoidal vertical e zoom de 1,1X. Possui entradas VGA, USB, DVI, Ethernet, HDMI e também Wi-Fi. Tem um preço de 1.32 euros.

LG CineBeam HU30LS. Um projetor com resolução 4K UHD (2800 X 2022 pixels) e HDR 35. Pode ser usado como TV graças ao sistema webOS 4.5 integrado com aplicativos como HBO, PrimeVideo ou Netflix. Tem um brilho de 1143 lumens com uma fonte de luz LED de 4 canais. A LG calcula até 11 anos de vida útil (355. horas). Atualmente à venda, custa 1.180 euros.

Ficamos aqui porque ir mais alto significa ter que investir uma quantia espetacular de dinheiro, 3, 5 ou K. Amostra da diferença que citamos de um simples notebook para a elite dos lasers, é um modelo como o Sony VPL-XW É que custa 70.69 euros. E sim, é para home cinema, mas vá para casa… Você encontra muitos modelos em promoção muito mais baratos e com todos os tipos de recursos em nossos principais varejistas:

Nota: Esta seleção contém alguns links de nossos afiliados, mas nenhum dos produtos incluídos foi proposto ou recomendado por eles ou seus fabricantes, mas escolhidos a nosso critério.

A entrada Como escolher o melhor projetor para home theater e seleção de ofertas foi publicada pela primeira vez em CLICR.

PUBLICIDADE

RELACIONADAS