Os trabalhos desenvolvidos a partir do Concurso Cultural Dia das Mães 2021, com o tema “Amor de mãe”, promovido pela secretaria municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS) de Cerro Grande do Sul, por meio do CRAS ficarão expostos na Câmara de Vereadores até o meio dia desta quinta-feira, 13 de maio.
Na segunda-feira (10) uma comissão julgadora elegeu os três melhores trabalhos, em uma breve solenidade na Casa Legislativa quando foi considerada a produção que mais representou o tema proposto no concurso.
O primeiro lugar ficou com a participante Silvia Cristiane Teixeira dos Passos que apresentou uma foto onde aparece carregando no colo a sua mãezinha idosa. Na segunda colocação ficou o desenho de Sophia Stork Teixeira que ilustra um abraço entre mãe e filha. Já o terceiro lugar foi para Angélica da Silva Dias pela criatividade do seu cartão colorido com diversas frases enaltecendo a figura da mãe.
Por meio de parceria com o Sicredi e o Banrisul o CRAS preparou uma premiação a todos participantes que será entregue na manhã desta sexta-feira, 14 de maio. Teve ainda um colaborador anônimo que contribuiu com um jogo de jantar, o qual será o prêmio do primeiro colocado.
Sobre o concurso
Os participantes puderam concorrer com fotografia ou desenho, trabalho construído em forma de maquete ou escultura, ou ainda uma frase que expressasse o título do concurso.
De acordo com os organizadores o projeto surgiu da necessidade do CRAS manter o vínculo com os usuários dentro dos modelos de distanciamento social devido a pandemia de Covid-19. Eles afirmam que situação de isolamento trouxe um novo desafio para as atividades de convivência, que antes eram realizadas presencialmente através de encontros grupais pré-definidos, mas que esta nova realidade trouxe a necessidade de adaptação do trabalho.
A equipe da SMTCAS explica que essa mudança vem ocorrendo de forma gradual e os encontros dos grupos passaram a ocorrer de forma virtual, por meio de aplicativos instalado em um aparelho de telefone exclusivo para esta finalidade de forma a estreitar as relações com os usuários. Assim também a equipe técnica do CRAS vem atendendo os objetivos dos programas sociais.
“Todos estamos vivenciando momentos difíceis, de restrições e perdas não apenas de entes queridos, mas também perdas de sociabilidade e convivência. Neste sentido buscamos amenizar parte deste distanciamento físico com este projeto que busca fazer com que possamos pensar sobre este papel fundamental da maternidade em nossas vidas e mesmo que de forma virtual e em trabalhos artísticos, materializar este sentimento”, conclui a secretária de Assistência Social Vera Sandra Ripinski.