14.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, setembro 28, 2024

Conheça o significado das imagens do Brasão de Sertão Santana

O Portal Clicr buscou através de pesquisas o significado dos símbolos que aparecem no Brasão da Bandeira de Sertão Santana, o município que completa este mês 30 anos no dia 24 de março, e aqui trazemos estas curiosidades que muitos podem não saber.   

Escudo alemão, esquartelados por uma cruz em jalde (ouro), tendo ao centro a figura de um livro aberto, na cor prata, evocando respectivamente a religiosidade, a cultura e a ênfase à educação, aspectos importantes da vida dos habitantes do Município.

No cantão destro do chefe, sobre fundos goles (vermelho) aparecem três mãos entrelaçadas, em jalde (ouro) indicando a origem do Município de Sertão Santana, formada por partes dos Municípios de Tapes, São Jerônimo e Guaíba, bem como a origem dos imigrantes responsáveis pela colonização do Município.

No cantão sinistro do chefe, em campo azul, aparece o umbu, árvore de grande porte existente na praça principal da cidade e que a caracteriza, sendo o tronco na cor prata e a copa sínople (verde), simbolizando a reserva florestal nativa.

No cantão destro do contra-chefe, de cima para baixo, aparecer uma faixa em blau (azul), uma faixa em sinople (verde) simbolizando o relevo da região do Município, o qual situa-se na Serra dos Tapes, destacando-se os Cerros: Emboaba, Cutia e Maravalha.

A seguir, em faixas ondadas de blau (azul) e prata, simbolizando os recursos hídricos de que dispõem o Município; por último, uma faixa em goles (verde) fazendo referência a pecuária, desenvolvida na região do Município.

No cantão sinistro do contra-chefe, sobre fundo goles (vermelho) aparece um arado em prata e jalde (ouro) destacando-se a agricultura, desenvolvida principalmente em minifúndios, constituindo-se em um dos pilares da economia do Município.

A destra e a sinistra do Escudo, aparecem ramos de arroz em jalde (ouro) e sinople (verde), ficando o escudo apoiado sobre o conjunto formado por duas enxadas cruzadas, em jalde (ouro) e representando a riqueza agrícola que brota das terras da região, fruto do denodo e da operosidade dos seus agricultores.

Em cima do o Escudo, uma coroa mural de cinco torres em jalde (ouro) e prata e na parte inferior um listel em três segmentos, em prata carregado em letras góticas na cor preta, com as inscrições “24-03”, “Sertão Santana” e “1992”, respectivamente, dia e mês, nome do Município e ano de sua emancipação política.

O listel tem a sua borda na forma de dentes de engrenagem, referindo-se a atividade industrial desenvolvida no Município.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS