No dia 05 de dezembro de 2018, circulava no jornal Regional, uma matéria de resgate da história do Sport Club Esperança, ocasião em que completava seus 100 anos. Agora o Portal ClicR traz esta matéria para o modo digital dentro de nosso site, a fim de levar conhecimento de uma forma mais rápida para o amigo internauta.
As informações da matéria se deram através de um intenso trabalho de pesquisa realizado por Estela Maris Storck Kobilinski juntamente com um grupo de pessoas ligadas ao Clube, onde na época o jornal Regional na pessoa do amigo Figura, teve acesso a fatos importantes que marcaram a fundação bem como a história do Sport Club Esperança que no dia 08 de dezembro de 2018 completava seus 100 anos.
Tudo começa no dia 8 de dezembro de 1918, quando um grupo de 18 moradores de Sertão Santana reúne-se para tratar da fundação de um “Foot-Ball-Club”. Entre eles, Theodoro Kehl na época tinha (20 anos), era jogador de futebol do “Football Club Esperança”, em Novo Hamburgo, cidade onde morava com os irmãos João Kehl (25 anos) e Reinholdo Kehl (16 anos) antes de transferirem-se para Sertão Santana.
Em unanimidade, decidiram que o “club” teria o nome de “ESPERANÇA”. “A sociedade teria por fim, cultivar o sport ao ar livre, especialmente o Foot Ball Association”. As cores oficiais seriam o verde e o branco.
Theodoro Kehl, capitão e jogador na posição de goleiro, era quem organizava os times e os jogos. Era costume, após cada jogo com equipes de localidades vizinhas, organizarem um baile no salão do Sr. Carlos Koller, animado pela Banda do Sr. Augusto Huff e, mais tarde, pela Banda Raab.
Para fazer parte da sociedade, eram cobradas joias (taxas) e mensalidades e as reuniões realizavam-se nas casas dos sócios, nunca deixando de comemorar o aniversário de fundação no mês de dezembro.
Primeira partida de futebol que consta nos registros do Sport Club Esperança foi contra o Sport Club Dobradense em 24 de agosto de 1919.
À noite, foi realizado um baile no Salão do Sr. Carlos Koller. (Local onde hoje é o Mercado Petersen). A animação do baile foi com a Banda do Sr. Augusto Huff.
Em 1922, o Presidente João Kehl recebe o título de PRESIDENTE HONORÁRIO pelos bons trabalhos prestados ao clube.
Em 1924 devido ao elevado custo da passagem de caminhão para um amistoso em Pedras Brancas, resolveram ir de carroça.
Nomeou-se uma comissão para escolher o terreno oferecido pelo presidente honorário João Kehl.
Em 1926 a diretoria nomeou uma comissão para iniciar a construção da sede: João Kehl, Julio Albin e Fredolino Dreschsler.
Abaixo foto dos atletas da equipe de futebol no ano de 1927
Em 1927, o Sr. João Kehl ofereceu uma área para construção da sede, e ficou encarregado de fazer a escritura do terreno e cercar.
Em 1928 o Sr. Theodoro Kehl foi responsável por “mandar rachar pedras para o alicerce da sede e encomendar 20.000 tijolos”.
Primeira Diretoria
PRESIDENTE: JOÃO KEHL
VICE-PRESIDENTE: RODOLPHO HOFSTATTER
1° SECRETÁRIO: FREDERICO H. PETRY
2° SECRETÁRIO: ALFREDO HOFSTATTER
TESOUREIRO: THEODORO KEHL
Aos poucos, os recursos para a construção de uma sede foram sendo adquiridos através de jogos, bailes, piqueniques, quermesses, rifas e doações.
Em 1930, a Construção de “parte do clube e cancha de bolão”. Primeira reunião realizada da sede da sociedade (26/10/1930). O Sport Club Esperança recebeu um ofício para participar, no dia 15/12/1930, na Villa do Guahyba de um festejo pelo término da Revolução Nacional. Inauguração da Cancha de Bolão com um torneio, em 1938, a primeira ampliação com a construção do SALÃO.
A partir daí, inicia-se uma diversificação nas atividades do clube com a realização dos “KERBS” e bailes. E foi no ano de 1939 que ocorria Primeiro “KERB DO SERTÃO” no dia 12 de fevereiro de 1939 com a Banda do Sr. Jorge Raab.
Em 1955, a necessidade de uma área para dispor mesas nos eventos, fez com que fosse construído o ANEXO.
Nos anos 70, surgem os FESTIVAIS DO CHOPP. Mais tarde, em 1989, a BOCHA passa a fazer parte das atividades esportivas do clube e, em 1993, o S. C. Esperança conquista o I Campeonato Municipal de Futebol Varzeano de Sertão Santana.
Em 2000, surgem as DOMINGUEIRAS e a necessidade de mais uma ampliação na sede: a segunda pista com toda a estrutura de novos banheiros e camarotes.
O Sport Club Esperança, fundado com o objetivo de praticar o futebol, é hoje uma sociedade que abriga importantes eventos esportivos e culturais, exercendo uma função social de grande relevância para Sertão Santana e região.
Em 2006 ampliação de 365 m² de área na parte dos fundos do clube (2ª pista).