A Câmara Municipal de Cerro Grande do Sul sediou na manhã desta quarta-feira, 18 de agosto, o encontro regional entre secretários municipais de educação e conselhos municipais de educação da Acostadoce, ligada a Undime RS.
Além da equipe local que recepcionou os visitantes, estiveram participando da reunião gestores municipais de educação, coordenadores pedagógicos e dirigentes dos conselhos dos municípios de Arambaré, Camaquã, Chuvisca, Dom Feliciano, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.
Após as boas vindas do secretário anfitrião, Júlio César Doze, que pontuou a importância do evento para a reestruturação da educação no pós-pandemia, a coordenadora municipal de Cultura, Maria do Carmo Trescastro abriu o encontro promovendo uma dinâmica com os participantes que sugeriu serem deixados de lado qualquer sentimento negativo nesta nova fase da educação, incluindo a raiva, o rancor, o egoísmo, entre outros, e para que todos busquem na fé e na religiosidade o ponto de equilíbrio na condução de seus trabalhos.
O tema principal da reunião foi também os desafios da educação em tempos de pandemia, abordado na palestra ministrada por Fabiane Bitello, coordenadora estadual da Uncmers (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul), que sublinhou a importância da atuação dos conselhos e gestores da educação nos municípios quanto ao monitoramento das ações, adaptações e ajustes necessários neste novo cenário das estruturas educacionais, produzido pelos protocolos contra a Covid-19.
Para Camila Bombardelli, coordenadora regional da Uncmers e presidente do conselho municipal de educação de Cerro Grande do Sul, a troca de experiências proporcionada pelo evento é fundamental para o planejamento de ações, além do alinhamento de ideias entre os agentes que promovem a educação.
“Com as mudanças na educação decorrente da pandemia é importante reforçar a união entre conselhos e secretarias, para a tomada de decisões neste momento de retorno híbrido dos estudantes”, avaliou.
A reunião tratou ainda da organização da pauta e início da preparação para a Conferência Nacional de Educação (Conae 2022).
Realizada a cada quatro anos, a Conae representa um espaço democrático, aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional. Na próxima edição ainda sem data definida os temas abordados serão: Novo PNE 2024 – 2034; Sistema Nacional De Educação; Educação Nacional, abordando aspectos como formação de professores e continuada; BNCC – Currículos; financiamento, entre outros; e Equidade e Qualidade na Educação.