O Conselho Municipal de Saúde de Camaquã, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última quinta-feira (30), a 8ª Conferência Municipal da Saúde. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social.
Nesta edição, a conferência abordou o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã será outro dia”.
A abertura do evento foi comandada pelo secretário Especial de Governo, Rafael de Moura, secretaria de Saúde, Taise Rössler, vereador Antônio Altair, secretaria da Fazenda e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Beatriz do Couto, e secretário Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Diego Garcia. A abertura também contou com uma apresentação do coordenador da UPA 24 horas, Fabiano Medeiros.
Entre as atividades, foram realizadas a palestra do vereador e ex-secretário da Saúde, Luciano Pereira Dias, e do administrador do Hospital Nossa Senhora Aparecida, Marcelo, tendo como tema o Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
Também foi realizada uma mesa redonda com a assistente social, Alessandra Blanck, a enfermeira, Fernanda Lemes, e a psicóloga, Crislene Pitana, abordando os temas do Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas e do Eixo IV – Amanhã será outro dia para todas as pessoas.
Por fim, ocorreu a palestra do médico da Equipe de Saúde da Família (ESF) Carvalho Bastos, Eduardo Amaral, com o Eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
*Com informações de ascom Prefeitura de Camaquã