Devido as condições climáticas a produção de uva deverá ter uma queda entre 30% e 40%, é o que explica o vice-presidente da Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana Jorge Ritter
A Cooperativa agropecuária de Sertão Santana, fundada no ano de 2011 vem desempenhando um papel importante na região, sobretudo na questão de mercado, pois permite o processamento das frutas para a fabricação de suco que é comercializado nos municípios vizinhos.
Queda na produção de uva safra 2023
Segundo Jorge Ritter vice presidente da Cooperativa, destacou que a produção de uva deverá ter uma queda grande, girando em torno de 30 a 40%, isso devido ao grande volume de chuva que atingiu a região no mês de setembro, outubro e novembro.
Chuvas
Sempre quando ocorre chuva durante o florescimento ou no momento do florescimento, aquele potencial de bagas por cacho já cai, porque existe um abortamento da flor. Além da chuva, tem a questão da queda de temperatura pós-chuva. Qualquer temperatura abaixo de 15°C, ou próximo de 10°C, impacta negativamente na polinização da videira e isso reduz o número de bagas por cacho. Além de ter um número de cachos por planta, os cachos ainda tiveram esse impacto de chuvas no florescimento, o que reduz o número de bagas por cacho, e consequentemente a produção.
Processamento
Devido essa queda na produção, o processamento de suco de uva na Cooperativa teve atraso, geralmente inicia-se por volta do dia 10 de janeiro, e esse ano iniciou dia 22 e deverá se estender até o final do mês de fevereiro. O vice-presidente estima processar em torno de 80 a 90 toneladas de uva, mas destaca que a expectativa inicial era acima de 100 toneladas, já em termos de litros de suco, deverá ser processado em torno de 50 mil litros.
A produção prevista, deverá suprir as necessidades da Cooperativa para com seus clientes; a não ser que a demanda seja um pouco maior, contudo devido aos dados do último ano Jorge acredita que deverá ser o suficiente, destacando que também se tem uma sobra do ano passado que está em estoque.
ATENÇÃO ASSOCIADOS
Hoje a Cooperativa conta com 130 associados, e Jorge pede a atenção de todos para que regularize seu CADASTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR (CAF) antiga DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).
“Como somos uma Cooperativa de Agricultores Familiares, detector de CAF, para atingir mercado de DPAA e PNAE, os ASSOCIADOS precisam ter CAF para se associar, é uma norma que sempre existiu e a Cooperativa precisa ter no mínimo 50% de associados com CAF para ser classificada como uma Cooperativa de Agricultura Familiar, para dessa forma poder comercializar pelo PNAE e PAA..” explicou Jorge.
O vice presidente não escondeu a preocupação em relação aos associados que ainda não atualizaram sua CAF, onde o percentual não está muito alto girando em torno de 60%, e pede a quem puder para que atualize (não tem custo), geralmente é realizado no STR da cidade e EMATER/RS.
“Se todos os associados que estão na Cooperativa não renovarem sua CAF, a gente perde a classificação como Agricultura Familiar, não podendo participar das “Chamadas Públicas dos Municípios, das Escolas Estaduais”, prejudicando muito o andamento do trabalho.” explicou o vice-presidente.
Suco de Uva é Saúde
O comércio que tiver interesse em pôr na prateleira os sucos da Cooperativa é só entrar em contato pelo fone: 999-687-725, importante destacar que em 2017 o suco de uva integral foi destaque na Expointer recebendo medalha de Ouro.
A cooperativa conta com o apoio técnico da Emater, entidade fundamental no processo de criação e organização do sistema cooperado e que presta assistência aos produtores de uva do município.
Benefícios do Suco de Uva
O Suco ajuda na reparação das células do corpo e ajuda a prolongar a juventude da pele.
Favorece as funções do fígado e é um rico estimulante digestivo;
Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância que causa fadiga);
Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea/ equilibra o PH), é indicado para pessoas que consomem carne em excesso
Fortalece o sistema imunológico
A bebida ainda age contra o câncer, contribuindo para a redução da incidência de tumores, em especial os de pulmão, intestino e cólon. De acordo com pesquisas publicadas no Jornal americano Journal of Nutrition: Os compostos antioxidante encontrados na uva previnem danos ao DNA e evitam que uma célula se torne maligna.