28.4 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 25, 2024

Coordenadora Sindical Aborda Pauta da Estiagem

Nesta terça-feira, dia em que aconteceu o 30º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais, em Cerro Grande do Sul, Josevane Duarte, coordenadora da Comissão Regional de Mulheres da Regional Camaquã, conversou com a equipe do Portal ClicR a respeito da estiagem que o Rio Grande do Sul tem enfrentado.

Josevane acredita que a seca que tem causado preocupação nos trabalhadores rurais é uma resposta da natureza diante de todo o descuido da população que, ao longo das décadas, não tem dado a devida atenção para a questão da poluição, descarte do lixo e uso indiscriminado de agrotóxicos. “Eu acredito que a natureza está dando uma resposta hoje. A questão dos agrotóxicos é muito forte, a questão da poluição, os lixos (…) infelizmente a gente tá colhendo o que a gente plantou. Se cada um fizesse a sua parte eu tenho certeza que hoje a natureza estaria nos dando outra resposta”, disse a coordenadora.

A respeito das consequências da estiagem, Josevane mencionou que inúmeros animais estão morrendo devido a falta de comida e água nos campos. Com o objetivo de evitar a perda das criações, e por não possuírem condições financeiras de mantê-las, os pecuaristas estão vendendo os animais por preços muito abaixo do mercado. Ainda, a própria população está sofrendo com a falta de água e, atualmente, estão dependendo de caminhões-pipas que se deslocam até os municípios, providenciando abastecimentos.

10º Grito de Alerta

No dia 16 de fevereiro deste ano aconteceu, na cidade de Ijuí, o décimo encontro da mobilização que tem como objetivo chamar a atenção para a difícil realidade vivida pelos setores agrícolas e pecuários do Rio Grande do Sul, que tem enfrentado grandes problemas na produção de alimentos.

“Nós tivemos a oportunidade de estar indo em Ijuí, no 10º grito de alerta, e a gente pôde ver a tristeza de perto, a realidade daquele povo do norte e noroeste do estado”. Comentou Josevane. Ainda, a coordenadora relatou que a situação vivida pela Regional Sindical Camaquã em relação a agricultura não é tão grave se comparada ao cenário vivido pelas regiões mencionadas, entretanto, “está indo para um caminho que a gente não gostaria de passar”.

Manifestação

Este 08 de março foi marcado por uma mobilização na Secretaria Estadual da Agricultura, em Porto Alegre. Os manifestantes solicitam que o Estado realize medidas para mitigar os problemas enfrentados pelo Rio Grande do Sul devido às estiagens. A principal demanda é sobre a liberação dos créditos emergenciais. Os manifestantes pedem uma audiência com o atual governador Eduardo Leite para debater o assunto.

RELACIONADAS