Grêmio e Brasiliense fazem suas estreias na Copa do Brasil na tarde desta quarta-feira, no jogo de ida da terceira fase. O duelo está marcado para às 16h30 (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre. A partida de volta ocorre na quarta-feira da próxima semana, também às 16h30, mas no Mané Garrincha.
Atual vice-campeão da Copa do Brasil 2020, o Grêmio chega para disputa com o tetra do Gauchão conquistado há mais de uma semana. Mas a última vez que entrou em campo, no domingo, perdeu por 3 a 2 para o Ceará, no Castelão, na primeira rodada do Brasileirão.
Campeão da Copa Verde de 2020, o Brasiliense ganhou vaga direta nesta terceira fase da competição. A equipe está há 18 jogos sem perder e conquistou o Campeonato Brasiliense há duas semanas de forma invicta. O último jogo do Jacaré foi no domingo, vitória por 3 a 1 contra o Real Ariquemes-RO e classificação garantida à fase de grupos da Série D do Brasileirão.
Transmissão: Premiere e SporTV, com narração de Renata Silveira e comentários de Ana Thaís Matos e Roger Flores
Grêmio – técnico: Pedro Sotero (auxiliar)
O Tricolor vive um momento conturbado com mais de um time inteiro de desfalques em meio a surto de Covid-19 que tira o técnico Tiago Nunes e os auxiliares Evandro Fornari e Kelly Guimarães do banco de reservas — ambos esperam resultado dos exames. Darlan e Maicon foram as baixas mais novas, embora o Grêmio não tenha dado justificativa oficial.
Assim, Lucas Silva segue no meio-campo e Jean Pyerre entra na vaga de Matheus Henrique, com a seleção olímpica. No gol, Gabriel Chapecó deve substituir Brenno. Churín volta de lesão e pode começar no ataque.
Escalação provável do Grêmio: Gabriel Chapecó; Vanderson, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva e Jean Pyerre; Léo Pereira, Léo Chú e Ricardinho (Churín).
Quem está fora: Tiago Nunes, Rafinha, Ferreira, Diego Souza, Luiz Fernando, Rodrigues, Pedro Lucas (Covid-19); Darlan e Maicon (motivo não informado) Alisson, Elias (lesão); Brenno, Matheus Henrique e Pinares (convocações).
Pendurados: não há.
Brasiliense – técnico: Vilson Tadei
O Brasiliense vem em um ótimo início de temporada: campeão do Distrito Federal de forma invicta e classificado à fase de grupos da Série D.
O técnico Vilson Tadei, campeão brasileiro como jogador do Grêmio em 1981, vem mesclando jovens atletas com veteranos experientes do elenco, como o atacante Zé Love (ex-Santos), Jorge Henrique (ex-Corinthians) e Carlos Eduardo, velho conhecido da torcida gremista. O meio-campista costuma iniciar as partidas no banco de reservas, mas está relacionado para o jogo.
Escalação provável do Brasiliense: Edmar Sucuri; Diogo, Badhuga, Gustavo Henrique e Mário Henrique; Lídio, Zotti, Peninha; Didira, Luquinhas e Zé Love.
Quem está fora: Keynan (zagueiro).
Pendurados: não há.
Arbitragem
Árbitro: Alexandre Tavares de Jesus (RJ).
Assistentes: Michael Correia(RJ) e Carlos Henrique de Lima Filho (RJ).
Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS).
Info: GE