Vacinação

As vacinas contra a gripe seguem sendo aplicadas a idosos e acamados em seus domicílios. São três equipes que têm passado de casa em casa, tanto na sede municipal quanto pelas comunidades do interior para garantir a imunização de todos sem que as pessoas precisem deixar seus lares e continuem em isolamento social em prevenção contra o corona vírus.

Até a manhã desta segunda-feira, 30 de março, 802 idosos haviam recebido as doses de um total de 1.115 a serem vacinados, cerca de 70%. Já dos profissionais de saúde 78 de 119 foram vacinados até esta manhã, chegando a 65% do total.

As demais vacinas, que não as da gripe, seguem suspensas até o dia 15 de abril, conforme determinação do Ministério da Saúde. Até esta data a secretaria municipal de Saúde deverá definir um local (que será divulgado posteriormente) onde as mesmas poderão ser aplicadas de modo que possam cumprir as exigências de normas e rotinas do Programa Nacional de Imunizações.

Casos monitorados e suspeitos

O município possui onze casos monitorados pela vigilância em saúde, os quais podem ter tido contato com pessoa infectada. Destes, segundo a secretaria municipal de Saúde, a grande maioria está evoluindo bem, sendo que alguns apresentaram sintomas leves e outros nem apresentaram os sintomas, embora haja entre estes pessoas com histórico de doenças crônicas associadas, portanto a importância do monitoramento. Nenhum apresentou sintomas graves.

Há também um caso em análise. Trata-se de uma profissional da saúde que apresentou sintomas da doença, no dia 27 de março, quando foi imediatamente afastada do trabalho. Ela também está em isolamento e já foi coletado material para análise e enviado ao Lacen-RS, conforme determina o protocolo de orientação do estado para que profissional de saúde com sintomas de Síndrome Gripal.

Paciente internada

A paciente sulcerrograndense que contraiu o coronavírus segue internada no hospital da Ulbra em Canoas. O último boletim informou que ela segue reagindo bem com o uso de antibióticos e que está realizando hemodiálises.

Comércio

A decisão sobre o funcionamento do comércio deverá ser discutida novamente em reunião na tarde desta segunda-feira (30).

Conforme já adiantou o prefeito Sergio da Costa, orientação deve ser para a flexibilização da abertura dos estabelecimentos de um modo geral, com base no decreto estadual, permitindo o funcionamento, mas com capacidade reduzida e cumprindo diversas normas de higienização.