Após informar que existem dois pacientes com Covid-19 no município, a secretaria municipal de Saúde de Chuvisca detalhou como ocorreram estes contágios e quais procedimentos a vigilância em saúde está adotando para os casos.
A informação chegou a Unidade Básica de Saúde (UBS) através de contato telefônico da própria paciente que revelou ter recebido visita de um familiar residente em outro município, ocasião em que o mesmo apresentou sintomas gripais e ao retornar para casa na sua cidade de origem precisou assistência médica e foi diagnosticado com o Covid-19.
A partir do exposto e com a informação de que os pacientes estavam também com sintomas gripais a equipe epidemiológica do município imediatamente foi até a residências deles para verificar a situação, quando os mesmos foram avaliados e permaneceram monitorados, sob a orientação quanto aos cuidados, sinais de alerta e necessidade do isolamento social.
A equipe de saúde também mapeou as pessoas que tiveram contato com os pacientes e todas passaram a ser monitoradas diariamente conforme orientação técnica do Centro de Operações de Emergências da Secretaria Estadual de Saúde (COE/SES-RS). Desta forma foram realizados testes rápidos no 10º (décimo) dia de sintomas, quando dois pacientes, um homem, de 57 anos, e uma mulher de 48 anos positivaram para a Covid-19.
A secretaria informou ainda que um dos pacientes não obteve melhora somente com atendimentos domiciliares e precisou ser encaminhado até a UBS, quando foram tomados os devidos cuidados e protocolo de isolamento.
A secretária municipal de Saúde, Sheila da Silva, reforçou o alerta sobre os riscos de contágio e solicitou à população do município que sigam as normas e cuidados tão amplamente divulgados, sobretudo respeitando o distanciamento social e que que só saiam de casa em caso de extrema necessidade, principalmente os idosos e grupos de risco, evitando aglomerações.