Em live transmitida às 18 horas da segunda-feira, 22 de junho, o governador Eduardo Leite informou a flexibilização da bandeira vermelha para municípios que não registraram óbitos ou hospitalizações por coronavírus nos últimos 14 dias.

Embora as regiões R09 e R10 que inclui a Centro Sul e a Carbonífera continuem sob mapeamento de bandeira vermelha, caberá aos prefeitos dos municípios que se enquadrem na flexibilização a justificação e alteração do protocolo para que as medidas restritivas sigam a determinação da bandeira laranja.

O Portal ClicR conversou com os municípios que tiveram a flexibilização.

Em Arambaré desde a confirmação do primeiro caso positivo para covid-19 na sexta-feira (19), a administração municipal através da secretaria de saúde e vigilância sanitária já intensificou a fiscalização e a realização de barreiras sanitárias na entrada da cidade como medidas preventivas ao covid-19.

Barão do Triunfo: De acordo com o prefeito Elomar Kologeski, em breve o Comitê de Combate ao Covid-19 estará se reunindo e definindo novas medidas de fiscalização.

Cerro Grande do Sul: Realização de barreiras sanitárias em pontos estratégicos do município será uma das normas adotadas pela equipe de vigilância sanitária. Outras medidas estão sendo debatidas.

Chuvisca: O nome do município de Chuvisca apareceu na lista dos municípios que permitem a flexibilização porém ainda na noite da segunda-feira (22), em sua fanpage foi informado que o município possui um paciente com covid-19 internado, um homem de 57 anos que está em estado estável, mas que inspira cuidados e está internação impede a flexibilização das normas.

Sentinela do Sul: O vice-prefeito Paulo Coutinho informou que durante o dia estará sendo publicado o novo decreto com as novas restrições baseadas na Bandeira Laranja do distanciamento controlado.

Tapes: Após a flexibilização imposta pelo governador Eduardo Leite, o prefeito tapense Silvio Rafaeli, fez uma live na noite da segunda-feira (22), informando algumas medidas que estarão sendo tomadas em virtude da flexibilização para a bandeira laranja. No decreto nº 062 publicado, o município passará a ter a partir desta terça-feira (23), o toque de recolher na cidade no período das 22h até as 5h.

Restaurantes poderão atender somente de segunda-feira até sexta-feira respeitando as normas de distanciamento social que estão no decreto. No turno da noite, estes estabelecimentos poderão apenas atender seus clientes nas modalidades de tele entrega e pague e leve.

As aglomerações nas ruas, praias, churrascos e festas particulares serão restringidas assim como o uso de bebidas será proibido em locais públicos. O decreto nº 062 pode ser acessado na íntegra no site da prefeitura municipal.

Sertão Santana: De acordo com André Souza, agente administrativo da secretária de saúde, o município vai intensificar a fiscalização nos comércios e também serão realizadas mais barreiras sanitárias. Outra medida adotada é a inauguração de uma Sala de Sintomas Gripais a partir desta terça-feira (23).