28.3 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 15, 2024

Cresce número de pais que guardam dinheiro para futuro dos filhos, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de análise de crédito, trouxe uma boa notícia para as novas gerações: mais pais estão adotando o hábito de guardar dinheiro pensando no futuro dos seus filhos. Ao longo do último ano, passou de 51% para 59% o percentual de pais poupadores.

Para que os pais estão economizando? Segundo a Boa Vista, a maioria cita a necessidade de os filhos terem uma reserva para investir na própria educação. Depois, em grau de importância, surgem a eventual necessidade de tratamento médico, aposentadoria, eventuais emergências e independência financeira.

Quanto os pais estão economizando em média? A pesquisa aponta que mais da metade dos entrevistados (61%) diz economizar R$ 51 ou mais todos os meses.

Como está sendo feita essa economia? A poupança segue como a alternativa mais escolhida pelos pais (52%) para juntar economias, seguida da previdência privada (15%), fundos, ações ou CDB (9%) e títulos de capitalização (5%). E 19% dizem investir de outras formas não especificadas.

E a velha e boa mesada? Também cresceu o percentual de consumidores (de 27% para 30%) que afirmam dar mesada aos filhos ou a outras crianças. Houve aumento para o segmento que diz pagar a mesada a fim de estimular a educação financeira — eram 52% em 2018 e agora são 64% dos que dão dinheiro às crianças.

Qual o universo da pesquisa? Por meio de consulta eletrônica, a pesquisa entrevistou cerca de 600 pessoas, em nível nacional, entre os meses de agosto e setembro de 2019. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos porcentuais e 95% de grau de confiança.

RELACIONADAS