19.4 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, maio 2, 2024

Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia há 40 dias são encontradas vivas

REUTERS

Quatro crianças de uma comunidade indígena na Colômbia foram encontradas vivas no sul do país nesta sexta-feira (9) 40 dias depois que o avião em que viajavam caiu na selva densa, disse o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

Os irmãos – três meninas e um menino – foram resgatados pelos militares próximo à fronteira entre as províncias colombianas de Caquetá e Guaviare, perto de onde o pequeno avião caiu.

O avião Cessna 206 transportava sete pessoas na rota entre Araracuara, no estado do Amazonas, e San José del Guaviare, cidade no estado do Guaviare, quando emitiu um alerta de socorro por falha no motor na madrugada do dia 1º de maio.

Três adultos, incluindo o piloto, um líder indígena e a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy, morreram em consequência da queda e seus corpos foram encontrados dentro do avião. Os quatro irmãos, de 13, 9, 4 e um ano sobreviveram ao impacto.

– Uma alegria para todo o país! As quatro crianças que se perderam na selva colombiana apareceram vivas – disse Petro em mensagem compartilhada no Twitter.

O presidente havia informado inicialmente, por meio de uma publicação nas redes sociais, que as crianças haviam sido encontradas em 17 de maio, mas depois apagou a postagem, dizendo que a informação não estava confirmada.

– Eles estavam juntos, estão fracos, vamos deixar os médicos avaliá-los. Eles os encontraram, isso me deixa muito feliz – disse Petro aos jornalistas na sexta-feira, acrescentando que as crianças se defenderam sozinhas no meio da selva.

As equipes de resgate, apoiadas por cães de busca, já haviam encontrado restos de frutas descartadas, bem como abrigos improvisados ​​feitos com vegetação da selva.

Aviões e helicópteros do exército e da força aérea da Colômbia participaram das operações de resgate.

PUBLICIDADE

RELACIONADAS