O Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO SUL) promoveu, na manhã desta terça-feira (05), uma reunião com representante da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado e das Inspetorias Veterinárias e Vigilâncias Sanitárias dos municípios da região de ação.
O encontro, no salão da Associação dos Inativos da Brigada Militar de Pelotas, foi conduzido pelo tenente coronel Cláudio de Azevedo Goggia comandante do CRPO Sul.
A reunião de trabalho teve o objetivo de alinhar a atuação e as atribuições de cada instituição envolvida nas ações de combate ao abigeato, que visa coibir a comercialização de carnes sem procedência, produtos que não atendem aos requisitos sanitários ou que apresentem outras irregularidades e sem condições para o consumo.
O abigeato vem há anos tirando o sono e causando prejuízos a criadores do Rio Grande do Sul. Os roubos acontecem tanto em grandes fazendas como nas pequenas propriedades rurais.
Além do prejuízo financeiro aos donos dos animais, o crime também coloca em risco a saúde das pessoas, uma vez que o gado é carneado, muitas vezes, na calada da noite em qualquer lugar onde o bicho se encontre, sem as mínimas condições de higiene.
Informações: Ascom CRPO Sul