Desde que foi acesa em Tenente Portela, em 16 de agosto deste ano, a Chama Crioula distribuiu centelhas para todo o estado, sendo conduzida por centenas de quilômetros por tradicionalistas em cavalgadas que foram espalhando o fogo e multiplicando as centelhas até chegarem aos seus destinos onde permanecerão acesas durantes os festejos da Semana Farroupilha 2019.

Em Dom Feliciano, no CTG que leva o nome da cidade, o fogo simbólico chegou na manhã da sexta-feira, 13 de setembro, para a abertura oficial da programação da semana. A chama estava na Brigada Militar desde que foi trazida por cerca de 100 cavalarianos que percorreram 42 quilômetros para buscá-la no interior do município, nos dias 07 e 08 de setembro.

O patrão do CTG Dom Feliciano, Alex Sandro Cardoso conduziu a cerimônia de execução dos hinos e hasteamento dos pavilhões que contou com a presença de autoridades municipais e integrantes de invernadas artísticas.

A semana segue recheada de atrações na sede do CTG com rondas crioulas que contarão com a participação de diversas entidades da cidade. O destaque é o baile gaúcho deste sábado (14) com a animação de Capitão Faustino.

No município de Chuvisca a Chama Crioula permanecerá acesa no Centro de Eventos Municipal, onde chegou no final da tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, conduzida por uma cavalgada coordenada pelo CTG Tapera Grande que buscou a centelha na Quitéria, localidade do interior de São Jerônimo.

O patrão da entidade gaúcha, Enio Roloff destacou o tema da semana durante a abertura oficial dos festejos na cidade, exaltando a força da mulher gaúcha e defendendo a unidade entorno da defesa das tradições gaúchas.

Até o dia 20 segue no Centro de Eventos uma programação com muitas atividades culturais, incluindo apresentações de invernadas artísticas, tiros de laço em vaca mecânica, fandangos, com muito mate amargo e prosa boa.

Na beira do Lago Verde Azul, como diria o Carijó, o fogo simbólico também chegou na sexta-feira (13). Em Arambaré a programação acontece no Terminal Turístico onde mais de 20 piquetes serão os responsáveis pelas rondas ao longo da semana.

A chama foi recebida na cidade pelo prefeito Alaor Pastoriza Ribeiro no ato que teve execução dos hinos Nacional e Riograndense para abrir oficialmente os festejos.

O baile gaúcho neste sábado (14), com animação do grupo Os Gaudérios Fandangueiros é uma das atrações da semana que terá também muita bóia campeira, missa crioula e o desfile farroupilha no dia 20.

Um almoço na sede do CTG Tio Raymundo, em Sertão Santana foi a primeira confraternização depois que o fogo chegou na entidade e a Semana Farroupilha foi aberta oficialmente, nesta sexta-feira (13).

Na quinta-feira (12) um grupo de cavalarianos foi ao município vizinho de Sentinela do Sul onde pernoitaram no CTG Guapos de Sentinela e receberam a centelha da chama trazida pelos tradicionalistas daquela entidade, do CTG Província de São Pedro, de Tapes.

Na chegada a Sertão Santana o patrão do CTG Tio Raimundo, Jéferson Bielavski, destacou a dedicação dos tradicionalistas do município em manter vivos os costumes e a história do estado. Agradeceu aos apoios recebidos e convidou o prefeito Irio Stein a receber o fogo simbólico para dar início a cerimônia de abertura dos festejo.

Até o dia 20 terão muitas atrações esperam os visitantes na sede tradicionalista sertanense, com destaque para a culinária campeira e bailes gaúchos.