16.2 C
Cerro Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024

Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural

Cooperativa e Agroindústria de Sertão Santana auxiliam com história e conhecimento  

Vinte e oito jovens participaram do quarto módulo do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, que ocorreu no Hotel Pontal, em Tapes, na quarta, quinta e sexta-feira (30). O curso é promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o Sicredi.

Giuseppe Frederico Barbiere Storck, residente em Sertão Santana, é um dos 28 jovens que participaram deste módulo. A família é produtora de leite, milho para grãos e para silagem e soja e Storck comenta que está fazendo o curso em busca de novidades para levar para sua propriedade. “Algo que eu poderia tentar é o Turismo Rural, o lugar é bom para isso e a estrada é asfaltada…”, analisa ele.

Outro jovem de Sertão Santana que está no curso é Alfredo Lietz. Ele e sua família produzem tabaco, milho e criam gado. “O curso está me ensinando novidades e diferentes aprendizados, como, por exemplo, o manejo da terra adequado e a importância da análise de solo todos os anos para conseguir fazer o manejo correto…”, destaca.

Em Sertão Santana

Dia 29 de junho a Família Laux e a Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana, estiveram recebendo o grupo de jovens em seus empreendimentos, contando um pouco de suas histórias e compartilharam suas experiências.  Na ocasião a Laux Fruticultura esteve recebendo sua primeira visita em sua Agroindústria.

Jovens que estão no Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural em visita a Agroindústria da Laux Fruticultura

 

A Análise de solo foi um dos temas abordados neste módulo. Outros conteúdos teóricos e práticos foram trabalhados nestes três dias foram TV, fotografia, divulgação de pessoas e de produtos da agricultura familiar, aspectos jurídicos e administrativos da organização da propriedade, a função do talão do produtor e seu preenchimento, organizações participativas de controle social nos municípios, associativismo, cooperativismo e espaços de representação dos agricultores.

O Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural iniciou em março e conta com jovens provenientes de Camaquã, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Dois Irmãos, Igrejinha, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Sapiranga e Triunfo.

Os objetivos do curso são a construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural e o incentivo ao protagonismo e ao empreendedorismo, tanto social, quanto econômico ou ambiental, reforçando perspectivas de sucessão rural. Dividido em seis módulos, os encontros ocorrem uma vez ao mês e duram dois ou três dias, perfazendo uma carga horária de 30 horas divididas em três períodos (manhã/tarde/noite).

Os jovens, junto com suas famílias, assumirão a responsabilidade na elaboração de projetos individuais e/ou comunitários, considerando os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais de suas realidades, bem como das suas vivências e das trocas de experiências oportunizadas no curso. O quinto módulo ocorre em julho, no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam).

Informações:  Emater/RS-Ascar

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS