Curso foi realizado no Setor de Nutrição e Suprimento Escolar que é ligado a Secretaria Municipal da Educação e Desporto
Ocorreu nos dias 23 e 24 nas dependências da Assessoria de Suprimento Escolar – Setor de Nutrição, o “Curso de Produção Caseira de Mandioca e Derivados”, ministrado pela instrutora do Senar, Denize Vogg.
Esta é a segunda capacitação das Manipuladoras de Alimentos das escolas municipais neste ano de 2024, através da parceria do Sindicato Rural de Camaquã e Senar com o Setor de Nutrição da Secretaria Municipal da Educação e Desporto.
Na oportunidade as empresas parceiras, Blue Ville Alimentos e Viviana Alimentos, realizaram a doação dos produtos necessários para a preparação das receitas do curso, além dos brindes as manipuladoras.
Também teve a doação por parte da Coopertraf (Cooperativa dos trabalhadores da Agricultura Familiar), que vende produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, do principal ingrediente desse curso Mandioca/Aipim, como também da agência Sicredi, com a doação de pastas e canetas para as participantes durante todos os cursos.
Organizadores agradeceram a compreensão e cooperação das escolas EMEF José Antônio Netto, EMEI Cecy Ribeiro Dias, EMEF Chequer Buchaim, EMEF Sepé Tiarajú, EMEF Mahatma Gandhi, EMEF Ana Tomázia Ribeiro, EMEI Mimosa, EMEI Irmãs Bernardinas, EMEI Nossa Senhora Aparecida e EMEI Recanto Infantil por liberarem suas Manipuladoras de Alimentos para fazerem o curso.
Essas capacitações serão oferecidas durante o ano de 2024, para as profissionais que trabalham diretamente com a preparação da Alimentação Escolar nas escolas municipais efetivas e contratadas, em pequenos grupos, para intensificar a prática e o aprendizado de receitas nutritivas que são oferecidas aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
“Agradecemos mais uma vez a parceria do Senar através do Sindicato Rural de Camaquã por disponibilizarem o “CURSO DE PRODUÇÃO CASEIRA DE MANDIOCA E DERIVADOS”, o qual proporciona a essas manipuladoras diferentes receitas com redução de ingredientes como açúcar, fermento e também, possibilita práticas com farinha de arroz. Todo esse aprendizado e troca de experiências possuem um papel fundamental na qualidade da Alimentação Escolar oferecida em nossas escolas municipais”, disse a nutricionista da SMED, Viviane Krüger.
Já a Secretária Municipal da Educação e Desporto, Ana Carmelita Martins, a qual estava acompanhada da Assessora de Gabinete, Gabriela Paim Puschnerat, agradeceu a dedicação das manipuladoras, relatando que, “é uma alegria muito grande para nós da Secretaria poder proporcionar a cada uma das nossas Manipuladoras, oportunidades de poder produzir a alimentação que vai para os alunos que compõem a Rede Municipal de Ensino, as nossas crianças merecem o melhor, por isto vocês são as Master Chefs das nossas escolas”, finalizou Ana Carmelita.
Registramos também a presença das Manipuladoras de Alimentos do Setor de Nutrição – SMED, Alessandra Cardoso e Ana Paula Sampaio na organização e apoio para realização deste evento.
ASCOM: Secretaria Municipal da Educação e Desporto de Camaquã