Público busca conhecimento sobre como processar os diversos tipos de peixe até o consumo
Um grupo de cerca de 13 pessoas, em sua maioria formado por produtores rurais do município de Mariana Pimentel participa, até esta sexta-feira (23), no Ginásio Esportivo Municipal, de curso que visa qualificar para o manejo dos diversos tipos de pescado.
Ministrado pelo SENAR e promovido em parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mariana Pimentel (STR) e Secretaria Municipal da Agricultura (SMA), a formação tem como orientadora a médica veterinária, Adriana Reckziegel.
Neste curso, os alunos aprendem como trabalhar da maneira mais correta e segura ao bem-estar, tanto sanitário quanto ao consumo humano, as diversas espécies de pescado criados em especial junto às propriedades rurais do município.
“São ensinados todo o processo técnico, que vai desde o abate ao consumo, bem como a elaboração de receitas com os peixes. Nós buscamos alinhar, portanto, todos estes públicos”, frisou Adriana Reckziegel.
Ao longo da formação, o grupo debate suas respectivas experiências no tema e compartilha conhecimentos, em direção à melhor produção e trabalho no setor da piscicultura.
A profissional do SENAR acrescentou ainda que, neste sentido, os produtores rurais agora estão tendo um suporte técnico de uma Assessoria Técnica Gerencial (ATeG) do órgão. O trabalho que é desenvolvido por uma bióloga, atende a cerca de 35 produtores do município, uma vez por mês, a fim de ajudá-los no gerenciamento da propriedade, na área da piscicultura.
“Essa assessoria é um programa do SENAR e deve durar dois anos”, informando que a mesma não tem custo aos produtores, confirmando a palestrante, na ocasião.
Após os debates e aprendizados, o grupo de alunos irá trabalhar no preparo de pratos com peixes, sendo escolhidos, a carpa e a tilápia.
Fonte: Ascom/Bira Costa – Jornalista/MTB/RS -17.746 – Fotos: Bira Costa