No final da última semana, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), efetivou a abordagem de um guincho que trafegava pela BR-116. O equipamento de reboque transportava um trator e uma roçadeira.
A ação aconteceu próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Camaquã. Na ocasião, foi constatado que o transporte ocorria de forma irregular, visto que nenhum tipo de documentação havia sido emitida, assim como não havia qualquer comprovação de origem ou procedência das máquinas transportadas.
O motorista do guincho informou que fora contratado para realizar o transporte dos maquinários da cidade de Gravataí para o município de Dom Feliciano. O sobrinho do indivíduo que adquiriu das máquinas também estava no guincho.
O delegado Peterson Benitez acompanhou as diligências. Diante da situação, o agente determinou a apreensão do maquinário, bem como que fosse nomeado Fiel Depositário o comprador, o qual deverá apresentar documentação comprovando a negociação e a origem.
A ação foi motivada em virtude do grande número de crimes envolvendo o tipo de maquinário em questão. Normalmente, os crimes têm como fato o estelionato, onde as vítimas são enganadas e acabam por vender o maquinário sem a devida comprovação de depósito.
A Decrab Camaquã orienta para o crime de estelionato envolvendo máquinas agrícolas. Nessas situações, os golpistas simulam um depósito em conta das vítimas, sendo o maquinário transportado antes da comprovação do pagamento. Normalmente, quando a vítima percebe que o envelope bancário estava vazio, já se passaram alguns dias e as máquinas desaparecem.