Na tarde desta segunda-feira (24) a Delegacia de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) Camaquã deflagrou a Operação Pampeana com o intuito de combater furtos abigeatos praticados em Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul e Barão do Triunfo. Na ocasião foram realizados três Mandados de Busca e Apreensão na cidade e na área rural de Cerro Grande do Sul.
A ação policial contou com o apoio da DP de Cerro Grande do Sul para a realização das diligências. Em uma residência foram apreendidos celulares, arma de fogo e uma serra elétrica utilizada para destrinchar o gado abatido.
Em um estabelecimento comercial foi constatado carne imprópria para consumo, sendo acionado a Vigilância Sanitária. No local os profissionais constataram irregularidades e providenciaram a apreensão e descarte de carne, vísceras e ossos de animais abatidos.
O proprietário do estabelecimento e da arma foi intimado a comparecer na Decrab Camaquã para prestar depoimento. Um inquérito policial será instaurado para investigar a origem da carne e a possível ocorrência de ação criminosa. Não houve prisões.
Toda operação foi coordenada pelo delegado, Peterson da Silva Benítez. A ação foi promovida com a participação de seis agentes em duas viaturas.
As identidades dos envolvidos e os endereços onde ocorreram as diligências não foram divulgados em virtude da Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869).